Famup diz que prefeito que terminar o ano pagando servidor em dia alcançará um milagre

07/05/2016 às 14h25m



Com exceção de João Pessoa e de Campina Grande, o prefeito paraibano que conseguir terminar o ano sem atrasar salários de servidores pode dizer que alcançou um milagre. A constatação é do presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, que alerta para o aprofundamento da crise, por conta da letargia em Brasília.

Ele lembrou que a crise começou em 2008, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desdenhou garantindo que era "só uma marolinha". O presidente da Famup disse que a partir daí, as arrecadações foram caindo, os repasses e transferências foram sendo reduzidos, seguindo-se de desemprego nas indústrias e por conta do fechamento do comércio. "Sem impostos, o FPM diminuiu porque a base do Fundo de Participação é ISS e o Imposto de Renda, além do ICMS, para municípios maiores. Do outro lado, medicamentos, combustíveis e salários aumentaram. Tudo contribuiu para essa situação", lamentou.

Tota Guedes disse que é grande a preocupação, porque a partir de junho às receitas tendem a cair cada vez mais, até outubro. "Em maio ainda tem a restituição do IR, mas depois a tendência é seguir a queda", previu.

Ele garantiu que os prefeitos estão com dificuldades de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Só em passar os limites de gastos com pessoal, o gestor já infringe a Lei de Responsabilidade. Muitos vão se tornar ficha suja por conta da crise que o governo federal deveria ser responsabilizado", disse.

Tota reconheceu que o Congresso Nacional não vota nada e que os gestores não conseguem nenhum tipo de liberação nos ministérios ou em outros órgãos do governo federal.  "O Congresso está parado e temos uma pauta municipalista esperando. O presidente da Câmara havia se comprometido em colocar essa pauta no dia 29 do mês passado, mas nada aconteceu", relatou.

Ele citou dois exemplos. Um deles é PEC 172, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que obriga o governo federal  a indicar de onde virão recursos para programas sociais que ele cria e que têm impacto direto nas finanças municipais. Outra proposta é a chamada 'PEC do Cartão de Crédito', que determina que todos os impostos de relação comercial com cartão de crédito fique no município onde se deu a negociação. Hoje, o imposto vai para Barueri (SP).

A Famup reconhece que crise engoliu a pauta da Marcha dos Prefeitos. Na pauta dessa mobilização estariam em discussão questões como a repartição de verbas do Fundeb, que pagam o piso dos professores. Segundo Tota, o governo federal entra apenas com 10%. O estado banca 45% e os municípios são responsáveis pelos outros 45%. "Há um desequilíbrio claro nessa divisão", frisou.

Tota Guedes disse que os municipalistas esperam ter um melhor diálogo no futuro governo de Michel Temer, numa tentativa de rediscutir o pacto federativo. "Veja só: de tudo que arrecada, o município gasta em saúde 28% e 23% em educação. O governo federal gasta apenas 6% a 8%. Essa divisão tem que ser mais equilibrada", argumentou.

 

FONTE: http://portalcorreio.uol.com.br


Últimas Notícias

Prefeito encerra semana de eventos dedicado a Augusto dos Anjos

Prefeitura tem programação para lembrar Augusto dos Anjos

Prefeitura divulga os poemas vencedores do Concurso de Poesias

Paixão de Cristo em Sapé empolga e emociona público

Prefeitura prorroga inscrição para Programa Novo Mais Educação

O Cordel da Paixão terá duas apresentações

Confira outras notícias

Prefeito encerra semana de eventos dedicado a Augusto dos Anjos

O Prefeito Roberto Feliciano e o Secretário Executivo de Cultura Jairo Cezar entregaram, de forma simbólica, os prêmios do 3º Concurso de Poesia Augusto dos Anjos, na quinta-feira, dia 20, encerrando a programação “Celebrando os Anjos de Augusto”, evento que todos os anos transforma o município na sede nacional da cultura, com apresentações musicais, concurso de poesia, debates, recitais, oficinas e visitações ao Memorial Augusto dos Anjos, ter...

Saiba mais informações

Prefeitura tem programação para lembrar Augusto dos Anjos

A Prefeitura Municipal de Sapé está com uma programação especial para comemorar o aniversário do poeta Augusto dos Anjos, denominado de “Celebrando os anjos de Augusto”, organizado e conduzido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, contando com o apoio de parceiros. A programação que começou no dia 4 de abril, será encerrada nesta quinta-feira, dia 20, aniversário do poeta. Na programação teve o Cine Augusto dos Anjos, que s...

Saiba mais informações

Prefeitura divulga os poemas vencedores do Concurso de Poesias

A Prefeitura Municipal de Sapé, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo divulgou, com exclusividade, os poemas vencedores do 3º Concurso de Poesias Augusto dos Anjos, versão 2017. Os vencedores foram em 1º lugar: Darlinton Jones Andrade da Silva, com o poema “Sobra Vivente”; o 2º  lugar: Allan Oliveira Falcão da Silva, com o poema "Soneto" (Quando depois da primeira vez que a vir) e o 3º lugar: José Demerson Gomes Lins, co...

Saiba mais informações

Paixão de Cristo em Sapé empolga e emociona público

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Sapé, foi realizado entre os dias 13 e 14 deste mês, Quinta e Sexta-feira da Semana Santa, a Paixão de Cristo 2017, com apresentações no Clube Atlético Sapeense que recebeu um grande público. Neste ano, o espetáculo inovou, inserindo poesia. Os textos sobre vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo foram em forma de cordel, com a participação de um elenco formado por atores amadores pela ‘prata da casa’, ...

Saiba mais informações
Todos os direitos reservados 2016 - Desenvolvido pela Fale Comunicação