Vigilância Ambiental constata baixo risco de infestação do Aedes aegypti em Sapé

22/02/2017 às 12h37m



A Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde de Sapé divulgou, na quarta feira dia (22), o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que indica as áreas com maior risco para presença de focos e reprodução do mosquito no município. O resultado indica Sapé com médio risco para a reprodução do mosquito.  Isso se deve ao trabalho preventivo e de esclarecimento da população que a prefeitura municipal vem realizando, com insistência, numa ação recomendada pelo prefeito Roberto Feliciano.

De acordo com o LIRAa, o Índice de Infestação Predial (IIP) na cidade de Sapé é de 1,0%, ou seja, a cada 200 imóveis, apenas dois apresenta risco de reprodução do mosquito. A pesquisa aconteceu no período de 30 de janeiro a 02 de fevereiro deste ano e foi o primeiro de quatro levantamentos realizados anualmente. Além de apontar as áreas com maior incidência do Aedes aegypti, a pesquisa identifica quais os tipos de depósitos são predominantes como criadouros do mosquito.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental, Wellington Andrade, nas áreas com maior índice de infestação predomina os depósitos de armazenamento de água para consumo humano como, por exemplo, os depósitos de barro (fôrmas) acompanhado de tonéis, tambores, latas dentre outros como descartáveis.

“Por isso fazemos um alerta para que, neste período de Carnaval, em que as pessoas estão nas festas de rua, evitem jogar descartáveis em terrenos baldios, pois o vento e as chuvas levam esses materiais para as galerias pluviais, facilitando a proliferação do mosquito”, observou Wellington.

Intensificação de atividades – O resultado da pesquisa ajudará à Vigilância Ambiental a traçar um calendário de ações específicas para os próximos meses, intensificando as atividades preventivas pelos agentes de Combate as Endemias nos bairros com maior incidência. “Já começamos a planejar uma série de ações dentro das comunidades que apresentaram maior índice de infestação, através das Unidades de Saúde da Família e posteriormente nas escolas”, afirmou o Coordenador de Vigilância Ambiental.

Ele ressaltou que mesmo apresentando médio risco é preciso que as ações continuem intensas para que o índice permaneça controlado. “Para esse controle mais efetivo é necessário o apoio da população fazendo o descarte adequado de materiais e evitando o acúmulo de água parada”, alertou.

Além de intensificar as atividades nas áreas de maior incidência do Aedes aegypti, as equipes da Vigilância Ambiental de Sapé vem a cada quinze dias inspecionando prédios em construção, sucatas, borracharias e outros locais que tenham possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação tem o objetivo de controlar o mosquito vetor dessas doenças devido à grande circulação de pessoas na cidade durante o período pré-carnavalesco. As inspeções começaram no último dia 04 de janeiro em todo o município e já visitou mais de 19 mil imóveis em todo o município.

Últimas Notícias

Festejos de São João em Sapé começa nesta quinta-feira com muitas atrações

Prefeitura firma parceira com Escola Agrícola para realizar curso Técnico em Aquicultura

O SapeFest classifica mais cinco músicas para a grande final do dia 24 de junho.

Paratleta de Sapé apoiado pela Prefeitura ganha medalhas em Natal

CMAS vai realizar assembleia para renovação de seus membros

Prefeitura promove festejos juninos para crianças e adolescentes assistidos por programas sociais

Confira outras notícias

Festejos de São João em Sapé começa nesta quinta-feira com muitas atrações

O São João de Sapé 2017, que irá acontecer nos dias 22, 23 e 24 de junho, repleto de novidades. Serão shows todas as noites no palco principal. “O Melhor São João da sua vida” vai unir modernidade e tradição no evento que mais representa a cultura do nosso povo: os festejos juninos. Além dos shows no palco principal, haverá também o “Arraiá do Baixinho Legal”, durante três dias de festa a partir das 19h, onde a animação ficará por conta de autên...

Saiba mais informações

Prefeitura firma parceira com Escola Agrícola para realizar curso Técnico em Aquicultura

Os jovens que estejam cadastrados em programas sociais poderão participar do Curso Técnico de Aquicultura, na Escola Agrícola Vidal de Negreiros, em Bananeiras. As primeiras turmas começam em agosto e terá a duração de um ano. A iniciativa vai criar oportunidade de trabalho para a juventude de Sapé. O Prefeito Roberto Feliciano informou que a Prefeitura Municipal de Sapé fechou importante parceria, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, c...

Saiba mais informações

O SapeFest classifica mais cinco músicas para a grande final do dia 24 de junho.

A Comunidade de Inhauá parou para receber a caravana do SapéFest, que trazia doze músicas inéditas para disputar as últimas cinco vagas na grande finalíssima que irá ocorrer no próximo sábado, dia 24, na Praça de Eventos Dr. João Úrsulo, no encerramento do São João de Sapé 2017. Antes de começar a disputa do SapéFest teve a apresentação da Quadrilha Junina de Inhauá, que abrilhantou ainda mais o evento. Estiveram presentes para acompanhar esta...

Saiba mais informações

Paratleta de Sapé apoiado pela Prefeitura ganha medalhas em Natal

O paratleta sapeense Marcelo Manuel venceu o Open NFC, que foi realizado neste último domingo, dia 18, na cidade de Natal, RN. Marcelo recebe o apoio da Prefeitura de Sapé. Ele obteve o 1° lugar categoria master 1 No-GI (Sem kimono) e 2° lugar categoria master 1 GI (Com kimono). O paratleta competiu nas categorias master, pois a parajiu-jitsu não teve participantes suficientes. Marcelo treina na Academia TOP Brothers que funciona na Academia Mu...

Saiba mais informações
Todos os direitos reservados 2016 - Desenvolvido pela Fale Comunicação