MAPA DO SITE

Vigilância Ambiental constata baixo risco de infestação do Aedes aegypti em Sapé

22/02/2017 às 12h37m



A Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde de Sapé divulgou, na quarta feira dia (22), o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que indica as áreas com maior risco para presença de focos e reprodução do mosquito no município. O resultado indica Sapé com médio risco para a reprodução do mosquito.  Isso se deve ao trabalho preventivo e de esclarecimento da população que a prefeitura municipal vem realizando, com insistência, numa ação recomendada pelo prefeito Roberto Feliciano.

De acordo com o LIRAa, o Índice de Infestação Predial (IIP) na cidade de Sapé é de 1,0%, ou seja, a cada 200 imóveis, apenas dois apresenta risco de reprodução do mosquito. A pesquisa aconteceu no período de 30 de janeiro a 02 de fevereiro deste ano e foi o primeiro de quatro levantamentos realizados anualmente. Além de apontar as áreas com maior incidência do Aedes aegypti, a pesquisa identifica quais os tipos de depósitos são predominantes como criadouros do mosquito.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental, Wellington Andrade, nas áreas com maior índice de infestação predomina os depósitos de armazenamento de água para consumo humano como, por exemplo, os depósitos de barro (fôrmas) acompanhado de tonéis, tambores, latas dentre outros como descartáveis.

“Por isso fazemos um alerta para que, neste período de Carnaval, em que as pessoas estão nas festas de rua, evitem jogar descartáveis em terrenos baldios, pois o vento e as chuvas levam esses materiais para as galerias pluviais, facilitando a proliferação do mosquito”, observou Wellington.

Intensificação de atividades – O resultado da pesquisa ajudará à Vigilância Ambiental a traçar um calendário de ações específicas para os próximos meses, intensificando as atividades preventivas pelos agentes de Combate as Endemias nos bairros com maior incidência. “Já começamos a planejar uma série de ações dentro das comunidades que apresentaram maior índice de infestação, através das Unidades de Saúde da Família e posteriormente nas escolas”, afirmou o Coordenador de Vigilância Ambiental.

Ele ressaltou que mesmo apresentando médio risco é preciso que as ações continuem intensas para que o índice permaneça controlado. “Para esse controle mais efetivo é necessário o apoio da população fazendo o descarte adequado de materiais e evitando o acúmulo de água parada”, alertou.

Além de intensificar as atividades nas áreas de maior incidência do Aedes aegypti, as equipes da Vigilância Ambiental de Sapé vem a cada quinze dias inspecionando prédios em construção, sucatas, borracharias e outros locais que tenham possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação tem o objetivo de controlar o mosquito vetor dessas doenças devido à grande circulação de pessoas na cidade durante o período pré-carnavalesco. As inspeções começaram no último dia 04 de janeiro em todo o município e já visitou mais de 19 mil imóveis em todo o município.

Últimas Notícias

Programa Novo Mais Educação completa 3 meses de atividades no município.

Memorial Augusto dos Anjos ganha um novo site

Prefeitura entrega kits aos Agentes de Combate de Endemias

Estatuto do Idoso pode ser incluído como currículo complementar na rede municipal de ensino

Câmara de Sapé aprova Voto de Aplauso para o secretário Romero Baunilha Neto

1ª Festa dos Artistas de Sapé realizada com sucesso

Confira outras notícias

Programa Novo Mais Educação completa 3 meses de atividades no município.

A Prefeitura Municipal de Sapé vem desenvolvendo a mais de três meses o Programa Novo Mais Educação, com atividades que tem como objetivo melhorar a aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino.A comunidade escolar beneficiada tem relatado a melhoria que esses estudantes estão apresentando, e reconhecendo o engajamento da administração municipal em oferecer uma educação de qualidade.Com foco nessa melhoria, foram aplicadas avaliações, ...

Saiba mais informações

Memorial Augusto dos Anjos ganha um novo site

O Memorial Augusto dos Anjos, mantido pela Prefeitura Municipal de Sapé, vai ganhar um site, fruto de um projeto aprovado no Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC, do Governo do Estado. O lançamento será na próxima sexta-feira, dia 18, às 19h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Além do site, que se constitui num importante instrumento de comunicação para melhor conhecimento do Memorial Augusto dos Anjos, os documentos mai...

Saiba mais informações

Prefeitura entrega kits aos Agentes de Combate de Endemias

A Secretaria Municipal de Saúde de Sapé entregou quarta-feira, dia 9, Kits completos de material de trabalho para os Agentes de Combate de Endemias – ACE na Escola Municipal de Saúde, em solenidade presidida pela Secretária de Saúde Graça Malheiros Feliciano. A secretária destacou que a entrega do material é uma demonstração do compromisso da administração municipal em favor destes profissionais "que são tão dedicados à sociedade do município"....

Saiba mais informações

Estatuto do Idoso pode ser incluído como currículo complementar na rede municipal de ensino

A Prefeitura Municipal de Sapé deverá adotar o Estatuto do Idoso como Currículo Complementar, em razão da data da instituição do Estatuto do Idoso, Lei 10.741/ de 01 de Outubro de 2003. Os primeiros contratos para a viabilização desta iniciativa aconteceram na terça-feira, dia 9, durante encontro entre o secretário da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Kildere André Lima de Freitas e representantes da Associação da Melhor Idade de Sapé (AMIS...

Saiba mais informações
Todos os direitos reservados 2016 - Desenvolvido pela Fale Comunicação