MAPA DO SITE

Município

 

História de Sapé

Situada em bela planície, elevada acima do nível do mar cerca de 126,37m, Sapé fora Habitada em tempos pré-coloniais pelos índios potiguaras. Naturalmente estava coberta de matas exuberantes, que floresceram até o tempo da devastação, quando se fundaram os engenhos primitivos, os quais se bifurcaram em dois povoados: o de Alagoa Cercada, pertencente ao então Sr. Urbano Guedes e o "Engenho Conceição (outrora denominado Buraco), de propriedade do Senhor Simplício Coelho.

O povoado começou com a Estação da Estrada de ferro Great-Western, a qual foi fundada em 1882. Antes dessa urbana edificação havia um sítio, na época, ocupado pela próspera localidade. Depois de fundada a Estação, o povoado foi se estendendo para leste e oeste, formando assim quase dois bairros conhecidos pelos nomes de Sapé de Baixo e Sapé do Meio, este último, assim denominado em razão de um quase bairro que estava situado mais além com o nome de Sapé de Cima. Neste último achava-se a Capela de Jesus, Maria e José ou da Sagrada Família, primeira da localidade. O povoado tal qual se o acaba de descrever, estendeu a sua parte principal para o lado de Sul deste, ultrapassando o local em que se achava situada a capela Nossa Senhora da Conceição. Esta foi edificada no ano de 1901, iniciada pelo então Sr. Manoel Antônio Fernandes e terminada pelo Sr. Simplício Coelho.

A denominação Sapé originou-se da existência de um tipo de capim abundante na região, conhecido pelos indígenas como EÇAPE, o que alumia o caminho, o que dá claridade. Dele se serviam para fazer fachos de iluminar as travessias noturnas. Data a criação do distrito e do município em 7 de março de 1896, com a denominação de Espírito Santo, segundo a Lei Estadual nº 40. A povoação de Cruz do Espírito Santo e a Vila de Pedras de Fogo foram transferidas para o novo município.

Em 1º de dezembro de 1925, por determinação da lei Estadual nº 627 do então Presidente do Estado da Paraíba, Doutor João Suassuna, foi criado o município de Sapé, elevado à categoria de vila. Atualmente compreende ao município, apenas o distrito de Renascença, visto que Sobrado e Riachão do Poço emanciparam-se em 1996.

FONTE:http://www.achetudoeregiao.com.br/pb/sape/historia.htm

 

 

 


Praça João Pessoa

 




Últimas Notícias

Programa Novo Mais Educação completa 3 meses de atividades no município.

Memorial Augusto dos Anjos ganha um novo site

Estatuto do Idoso pode ser incluído como currículo complementar na rede municipal de ensino

Servidores da Prefeitura começam o mês com salário creditado

Morte de ex-vereador Oton Barbosa deixa cidade consternada

Prefeitura terá apoio do governo do Estado para modernizar área da feira livre

Cantor devolve cachê por show não realizado durante festejos juninos

Prefeitura credita salário de servidores e aquece economia local

Todos os direitos reservados 2016 - Desenvolvido pela Fale Comunicação