MAPA DO SITE

Secretaria de Desenvolvimento Social

Reduzir as desigualdades sociais por meio de programas sociais. Este é um dos objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), que promove a inclusão social e garante o acesso aos programas, serviços e benefícios sócio-assistenciais, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como propicia a inserção de mão de obra no mercado de trabalho da região.


 

Projetos e Ações:

  • Serviço de convivência e fortalecimento  - SCFV:

É um Serviço ofertado para a proteção social básica, com o objetivo de complementar as ações da família e comunidade. Contribuir com a proteção e desenvolvimento de crianças a partir de 06 anos, adolescentes e pessoas idosas a partir dos 60 anos. Os atendimentos são realizados em dias alternados, sendo, dois dias com atividades para crianças, bem como para adolescentes e um dia para pessoas da terceira idade. Essas ocupações são realizadas nos períodos matutino e vespertino, sendo executadas atividades de diversas naturezas, como: torneios, gincanas culturais, teatro, dança, narração de histórias, atividades artesanais com materiais reciclados, dentre outros.

 

  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI:

Em parceria com o Governo Federal, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, atendemos aproximadamente 280 crianças e adolescentes carentes do município de Sapé com o objetivo de desenvolver um trabalho pedagógico, visando contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes no que diz respeito a capacidade física, afetiva, psíquica e social, procurando despertar o prazer em participar de atividades que estimulem o desempenho no processo natural de emancipação pessoal.

 

  • Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I e II:

Unidade que possibilita o acesso de um número significativo de famílias à rede de proteção Social de Assistência Social. O CRAS direciona o indivíduo ou toda família para outros serviços, programas e benefícios de proteção social básica, oferecidos pela Prefeitura Municipal de Sapé, relativos à segurança de rendimento, autonomia, acolhida, convívio familiar e comunitária.

Tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos Sociais meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Esses serviços são de caráter preventivo, protetivo e proativo.

 

  • Casa de Acolhida de Sapé- PB:

A Casa de Acolhida é um local destinado a medidas protetivas de crianças e adolescentes com idade de 0 à 18 anos, residentes no município de Sapé, Riachão do Poço e Sobrado, que se encontrem em situação de risco pessoal e social.

A Casa de Acolhida tem como Objetivo:

Proteger e apoiar crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, resguardando seus direitos;

Prestar atendimento e orientação às crianças, visando à preservação dos vínculos familiares;

Prestar atendimento às necessidades básicas de alimentação, higiene e saúde de crianças abrigadas;

Apoiar o processo de busca da identidade e autonomia da criança abrigada, permitindo-lhe reconhecer características e potencialidades próprias, buscando resgatar a sua autoestima;

Possibilitar o acesso às atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer nas suas diversas formas visando à socialização do abrigado;

Desenvolver atividades socioeducativas aos abrigados;

Preparar o abrigado para integração em família substituta, ampliada e extensiva, para encaminhamento a outras instituições ou para adoção, quando esgotadas as possibilidades de manutenção na família de origem.

 

  • Centro de Referência Especializado de Assistencia Social:

É um Programa da Secretaria de Desencolvimento Social cujo objetivo constitui a proteção e combate aos direitos violados contra:

Crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, abandono, maus tratos, negligência, violência física e/ou psicológica, trabalho infantil, situação de rua;

Idosos vítimas de abandono, negligência, maus tratos, violência física e/ou psicológica, situação de rua, exploração financeira;

Público LGBT vítima de preconceito, discriminação, violência física e/ou psicológica homofobia, abuso e exploração sexual;

Mulheres vítimas de violência doméstica (física, psicológica ou sexual);

Portadores de Necessidades Especiais vítimas de negligência, abandono, maus tratos, violência física e/ou psicológica, abuso, exploração sexual e/ou financeira.

Dentre as atribuições de competência do Creas, destaca-se a aplicação de Medidas Sócio Educativas, bem como a política de prevenção e combate ao uso de drogas nas escolas,  destacando ainda, o apoio na luta contra a erradicação do trabalho infantil e realização de palestras nas escolas sobre temas que chamem atenção sobre o abuso e exploração sexual, violência contra idosos, violência doméstica e outros assuntos que estejam interligados ao trabalho desenvolvido pelo Programa.

 

Horário de funcionamento:

Das 07:00 às 13:00 horas.


Como nos localizar:

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 194, Centro

Responsável: Wiviane Eugênia de Paiva

Auxiliar: Rodrigues Neto

Contato: (83) 98124 8950

E-mail: rodriguesneto83@hotmail.com

 

 

Últimas Notícias

Prefeitura inaugura Programa Criança Feliz

CMAS vai realizar assembleia para renovação de seus membros

Prefeitura promove festejos juninos para crianças e adolescentes assistidos por programas sociais

Campanha de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes ganha as ruas de Sapé

Prefeitura lembra Dia do Agente de Limpeza com café da manhã

Prefeitura realiza nesta sexta-feira (12) evento para homenagear as mães

Crianças atendidas pelo PETI de Sapé conhecem centros esportivos do Estado

Prefeitura apoia mutirão da Defensoria Publica da União

Todos os direitos reservados 2016 - Desenvolvido pela Fale Comunicação