Portal atualizado em: 30 de abril de 2024 às 12:44h

Início 1ª Conferência Intermunicipal de Educação acontece em Sapé e reúne líderes educacionais

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Na última segunda-feira (30), Sapé recebeu a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação, conhecida como ‘COIED’. O evento reuniu representantes das Prefeituras e Secretarias de Educação de Sapé, Mari, Sobrado e Riachão do Poço. O evento teve caráter preparatório para a Conferência Nacional Extraordinária de Educação – (CONAEE 2024), marcada para janeiro de 2024 em Brasília […]

01/11/2023 14h28 Atualizado há 6 meses atrás

Na última segunda-feira (30), Sapé recebeu a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação, conhecida como ‘COIED’. O evento reuniu representantes das Prefeituras e Secretarias de Educação de Sapé, Mari, Sobrado e Riachão do Poço. O evento teve caráter preparatório para a Conferência Nacional Extraordinária de Educação – (CONAEE 2024), marcada para janeiro de 2024 em Brasília e sob a coordenação do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Além das discussões e debates, houve espaço para a expressão cultural, com um grupo de alunos da Escola do Campo Edmilsom Baltazar de Mendonça, da cidade de Marí, apresentando-se e enriquecendo o evento com sua arte.

O evento começou pela manhã com o credenciamento de participantes e café da manhã. A abertura oficial foi marcada pela entrada das bandeiras e pela composição da mesa de autoridades. O Major Sidnei, prefeito de Sapé, comentou a relevância do encontro. “Aqui estamos repensando a próxima década de nossa educação. Essa união de municípios representa a convergência de valores na direção certa. Este encontro simboliza a união de mentes que compartilham uma visão positiva da educação. Como prefeito, nosso papel é criar as condições necessárias para que isso se concretize. Buscamos uma estrutura que permita que a educação prospere de forma ininterrupta, sólida, coerente e construtiva”, disse.

Durante a manhã, os participantes também participaram da leitura, discussão e aprovação do Regimento da Conferência, seguido de uma palestra ministrada por Giselda Freire, representante do Fórum Estadual de Educação da Paraíba. As equipes foram divididas para formação dos grupos de trabalho, criando um ambiente fértil para a troca de ideias referentes às propostas e projetos.

Nos grupos de trabalho, os participantes realizaram a análise do documento de referência da CONAEE 2024 e daí foram feitas as propostas da etapa intermunicipal para adequação do documento que será submetido à aprovação na etapa estadual.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Sapé, Marcone Pessoa, enfatizou a importância do evento. “É um evento importante para a educação do nosso município, onde estaremos refletindo sobre a sistemática da educação em nível nacional, e a partir daqui estaremos elegendo os delegados que nos representarão na etapa estadual e, quem sabe, na etapa nacional que ocorrerá em Brasília em 2024”, finalizou.

A 1ª Conferência Intermunicipal de Educação contou com a participação de diversos segmentos, incluindo membros dos conselhos da Educação, representantes de movimentos sociais, professores por etapa/modalidade, gestores escolares, dirigentes municipais da educação, estudantes, entidades sindicais, associações profissionais, representantes de pais e outros profissionais da área educacional. Na plenária final, ocorreu a eleição de 21 delegados, divididos entre os diferentes segmentos, que terão a missão de representar a região nas próximas etapas.

A 1ª COIED foi um marco na busca por aprimoramentos na educação local e nacional, demonstrando a união de esforços para moldar o futuro educacional da região.

Confira as fotos: