Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 9:20h

Início 2.800 famílias devem ser beneficiadas com Programa de Aquisição de Alimentos em Sapé

As Secretarias de Desenvolvimento Social e a de Agricultura e Pesca de Sapé se reuniram, nesta quarta-feira (24), com a Coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual, para debater as propostas e diretrizes para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Cerca de 2.800 famílias devem ser beneficiadas por esta iniciativa, que realiza a […]

25/02/2021 7h00 Atualizado há 3 anos atrás

As Secretarias de Desenvolvimento Social e a de Agricultura e Pesca de Sapé se reuniram, nesta quarta-feira (24), com a Coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual, para debater as propostas e diretrizes para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Cerca de 2.800 famílias devem ser beneficiadas por esta iniciativa, que realiza a distribuição de alimentos adquiridos de agricultores locais, garantindo segurança alimentar a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O encontro serviu para estabelecer procedimentos que garantam a participação dos agricultores e órgãos do município em programas de compra e distribuição de alimentos, além de promover o fortalecimento da agricultura familiar local.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e os técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca, bem como, os secretários das pastas, Denise Ribeiro e José Carneiro, respectivamente, estiveram reunidos com a Coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos estadual, Andrea Costa, que apresentou a proposta 2021 e esclareceu sobre a introdução de novas culturas e alimentos ao programa, como também falou sobre o cadastramento de novos agricultores.

A expectativa da Prefeitura Municipal de Sapé é ampliar o número de agricultores cadastrados no PAA, bem como de acrescentar novos e melhores produtos comparados aos oferecidos em anos anteriores.

Registramos a importância da parceria para concretização do projeto, entre estado e município, da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, que tem a frente o Secretário Tibério Limeira.

Conab – Na terça-feira (23) a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social esteve reunida com os representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para debater a parceria entre o órgão e a Prefeitura Municipal de Sapé. A previsão é que os programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar federal e estadual beneficiem cerca de 1.463 famílias atendidas pelo CRAS Augusto dos Anjos e o João Pedro Teixeira, totalizando aproximadamente 2.800 famílias .

PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA, criado em 2003 pelo Governo federal, tem por finalidades básicas promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, por meio da compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, destinando às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas pela rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, rede pública e filantrópica de ensino.