Portal atualizado em: 17 de maio de 2024 às 9:57h

Início Rede Municipal de Ensino de Sapé realiza atividades em alusão às Ligas Camponesas

Acontece em Sapé até a próxima sexta-feira (29), a III Semana das Ligas Camponesas, que neste ano, relembra os 60 anos de morte de João Pedro Teixeira. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (SEDCET) com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação Popular […]

27/07/2022 11h25 Atualizado há 2 anos atrás

Acontece em Sapé até a próxima sexta-feira (29), a III Semana das Ligas Camponesas, que neste ano, relembra os 60 anos de morte de João Pedro Teixeira. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (SEDCET) com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação Popular (GEMSEP), além de estudantes, professores, associações e organizações camponesas.

A programação segue quatro eixos, sendo eles: Simbolismo nas Ligas Camponesas; A educação na trilha da liberdade; Resistência dos Mártires da Terra e 60 anos do assassinato de João Pedro Teixeira. De acordo com a Secretaria de Educação, a Semana busca fomentar a memória dos mártires das lutas camponesas na região de Sapé, Marí, Sobrado e Riachão do Poço.

“A história das Ligas Camponesas deve ser sempre relembrada e repassada para as gerações. Isso fortalece a identidade do povo e não permite que o histórico de luta seja apagado. A maior riqueza de um local está em sua história”, pontuou o secretário de Educação, Marcone Pessoa.

A inclusão da Semana das Ligas Camponesas no calendário educativo é uma proposta de iniciativa do município de Sapé, que busca trabalhar as ações educativas no currículo das escolas, como conteúdo da educação para a democracia.

História – A Liga Camponesa de Sapé surgiu no final da década de 1950, como uma tentativa de conscientização dos camponeses a se organizarem, para que unidos pudessem lutar contra os excessos abusivos praticados pelos proprietários de terra ao homem e mulher do campo. No inicio, era uma associação de caráter beneficente, mas depois se tornou um símbolo de movimento de resistência, levando outras cidades a aderir as Ligas Camponesas, como forma de reivindicarem por melhores condições de trabalho no campo.

João Pedro Teixeira – Assassinado em 2 de abril de 1962, na rodovia Café do Vento, em Sapé. O líder camponês João Pedro Teixeira se tornou referência na luta pela dignidade dos trabalhadores do campo. Nasceu no dia 4 de março de 1918, em Pilõezinhos, na Paraíba. Era filho de Maria Francisca da Conceição e de João Teixeira, do qual herdou o mesmo nome. Foi casado com Elizabeth Teixeira com quem teve 11 filhos. Foi o líder-fundador da primeira liga camponesa na Paraíba, fundada no Município de Sapé, que tinha a denominação oficial de “Associação dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas de Sapé” e chegou a contar com mais de sete mil sócios.

Confira as fotos: