Portal atualizado em: 28 de abril de 2024 às 19:42h

Início Semob leva ações educativas de trânsito para as escolas através do projeto ‘Agente de Trânsito Mirim’

O setor de Educação para o Trânsito e a Secretaria de Mobilidade Urbana em Sapé (Semob), realizaram nesta sexta-feira (26) a implantação do projeto ‘Agente de Trânsito Mirim’ na Escola Municipal Minervino Miranda. Durante a programação os estudantes assistiram uma palestra educativa relacionada a educação no trânsito e logo depois colocaram em prática os conhecimentos […]

26/08/2022 14h54 Atualizado há 2 anos atrás

O setor de Educação para o Trânsito e a Secretaria de Mobilidade Urbana em Sapé (Semob), realizaram nesta sexta-feira (26) a implantação do projeto ‘Agente de Trânsito Mirim’ na Escola Municipal Minervino Miranda. Durante a programação os estudantes assistiram uma palestra educativa relacionada a educação no trânsito e logo depois colocaram em prática os conhecimentos adquiridos.

Vestidos com coletes refletivos e com blocos de papel em mãos, os alunos atuaram como agentes fiscalizadores de trânsito em conjunto e supervisionados pelos agentes da Semob. Durante a ação, eles tiveram a oportunidade de sinalizar as vias, controlar o fluxo de veículos e até aplicar penalidades fictícias quando verificavam irregularidades. Os estudantes ainda explicavam aos motoristas qual a infração percebida e sua resolução. A liberação da penalidade aconteceu de maneira simbólica, onde os motoristas considerados infratores recebiam da equipe da Semob pipocas e doces para quitar junto ao agente mirim a pena.

A medida foi totalmente educativa e mais turmas e escolas ainda serão contempladas. Para Aeuson Monteiro, titular da Semob, o projeto cria possibilidades de uma construção conjunta de segurança no trânsito. “A tratativa é de responsabilidade social. Chamamos atenção das crianças para a partir delas a mudança ser iniciada. Os pais são alcançados, os condutores são chamados a atenção, e a consciência coletiva é criada a partir daí. A réplica que as crianças fazem do bom exemplo alcança um público potencial”, pontuou.