Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Início Prefeitura comemora 100 anos da Banda Santa Cecília com homenagens e entrega de novo fardamento aos músicos

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

A Prefeitura de Sapé realizou, nesta terça-feira (22), uma solenidade em homenagem ao centenário da Banda Santa Cecília, que celebrou o 100º aniversário. O evento reuniu músicos da ativa e aposentados em uma casa de recepções do município. Também foram distribuídas as novas fardas, além de certificados que comemoram o centenário da Santa Cecília. Uma […]

23/11/2022 15h45 Atualizado há 1 ano atrás

Uma das maiores representações do cenário cultural de Sapé, a banda Santa Cecília completou 100 anos de existência com homenagens aos integrantes do passado e do presente, além de apresentação musical e tributo à história centenária da organização, que é patrimônio histórico e cultural da cidade.

A celebração contou com a participação dos músicos do quadro atual da banda, bem como de membros aposentados e de familiares de ex-integrantes que marcaram época na organização.

Presente à cerimônia, o prefeito Major Sidnei Paiva salientou a força histórica do momento e ressaltou o compromisso do poder executivo com a instituição musical. “Muito feliz em estar aqui hoje nesse momento tão íntimo, mas de tanta história. É um dia especial. Não somos só nós, não é uma simples banda, é o centenário da própria história viva de Sapé. Vemos música e melodia, mas também vemos palco de grandes histórias e múltiplos talentos. A banda Santa Cecília tem o meu incontestável apoio para seguir construindo essa belíssima história”, afirmou.

Já o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marcone Pessoa, reforçou a relevância dos equipamentos culturais, como a banda Santa Cecília, para a construção histórico-cultural do município e do papel da gestão municipal no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o segmento. “Que bom que temos uma gestão que respeita e compreende a importância da nossa cultura, que alinha ações que impulsionam o nosso município para frente e fomenta o avanço da nossa sociedade”, disse.

A comemoração também teve a participação solo do saxofonista sapeense Arnauld do Sax, integrante da banda. Atualmente a Santa Cecília possui um quadro com 30 integrantes sendo 28 músicos, 1 maestro adjunto e 1 maestro titular.

Dentro das comemorações do centenário e do aniversário da emancipação política do município de Sapé, a banda Santa Cecília estará se apresentando no dia 2 de Dezembro, na Praça de eventos Dr. João Úrsulo Ribeiro.

Banda Santa Cecília – A banda Santa Cecília é oriunda de músicos remanescentes de uma antiga agremiação musical chamada de “Pata Choca”, que era liderada pelo maestro Ludgero Barbosa. Após o falecimento do então maestro, os integrantes resolveram se reunir e criar uma nova representação, que deram o nome de Banda de Música Santa Cecília, uma vez que a data, 22 de novembro, se comemora os dias da: música, do músico e o dia de Santa Cecília (padroeira dos músicos). Em 1934, a banda passou a fazer parte do poder público e hoje é ligada à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Em 2019, a Banda Santa Cecília se tornou Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Sapé.

Confira as fotos: