Portal atualizado em: 28 de abril de 2024 às 19:42h

Início Balanço: Semob transformou trânsito em Sapé com ações de educação, fiscalização e conscientização

Secretaria de Mobilidade Urbana

Ao longo dos últimos dois anos, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Sapé (Semob-Sapé) tem transformado o trânsito da cidade, com ações que melhoram o fluxo na cidade, educam a população e promovem um tráfego mais seguro. O órgão, que deixou de ser Secretaria Municipal de Trânsito (SMTrans) e passou a ser Semob, realizou um […]

22/12/2022 9h47 Atualizado há 1 ano atrás

Ao longo dos últimos dois anos, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Sapé (Semob-Sapé) tem transformado o trânsito da cidade, com ações que melhoram o fluxo na cidade, educam a população e promovem um tráfego mais seguro. O órgão, que deixou de ser Secretaria Municipal de Trânsito (SMTrans) e passou a ser Semob, realizou um trabalho que envolveu sinalização, fiscalização, qualificação e atendimento ao público.

Na sinalização vertical, a Semob estruturou diversas ruas da cidade, direcionando o fluxo dos veículos nas seguintes vias: ruas Januário Gomes, Padre Zeferino Maria e Orcine Fernandes, assim como as Avenidas Comendador Renato Ribeiro Coutinho, Capitão Félix Antônio e Getúlio Vargas, que também receberam sinalização horizontal, além da rua Alfredo Coutinho.

O órgão também atuou na manutenção do trânsito: foi feita a realocação do tráfego da rua Domingos Augusto Meireles para a rua Machado de Assis e a realocação da faixa de pedestres da Avenida Getúlio Vargas. A revitalização de placas também foi feita em diversas vias da cidade.

O problema de não ter um lugar para se abrigar enquanto espera um ônibus também foi resolvido. Foram instalados pontos de ônibus pela cidade em locais da cidade e ainda criados novas paradas na Avenida Comendador Renato Ribeiro Coutinho, na Rua Capitão Félix Antônio, na Avenida Getúlio Vargas e no Sítio Pedras.

Nesse período, a Semob aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o que garante desconto de até 40% nas multas por infrações de trânsito cometidas na cidade. O município é um dos poucos da Paraíba que integra o programa digital. O relacionamento com a população foi reforçado com a implantação da Central de Atendimento, com funcionamento diário para sanar dúvidas, ouvir críticas e sugestões.

Outra ação importante tem acontecido em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Motoboys e mototaxistas da cidade que não sabem ler e escrever estão tendo a oportunidade de aprender com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), criada especificamente para o grupo.

Já em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social , a Semob lançou o projeto ‘CNH Social’, promovendo a emissão gratuita do documento para população em situação de vulnerabilidade social, sendo inicialmente voltado para os mototaxistas ou aqueles que pretendem começar a trabalhar na área. Foram ofertadas 50 vagas e os escolhidos já iniciaram o processo para a emissão da carteira de habilitação.

Aquisições – A Semob adquiriu duas motocicletas para dar suporte às atividades e materiais para garantir o funcionamento do órgão: equipamento para confecção de placas, placas do estilo cavalete, cones convencionais, notebooks, carro e moto elétricos para auxiliar em atividades lúdicas de educação para o trânsito e fardamento para os agentes de trânsito e funcionários.

Doações – O Governo do Estado doou um veículo para a Secretaria de Mobilidade. A Secretaria também recebeu duas motocicletas, do modelo XRE 300, da Semob de João Pessoa. O prédio para o qual a pasta se mudou também foi cedido pelo Estado, que concedeu o local pelo período de 10 anos. A reforma será custeada com recursos próprios.

Educação – A Semob também tem realizado um trabalho didático em Sapé. Além das blitzes educativas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, foram implantados programas nas escolas da cidade, como o Projeto Trânsito na Escola e o Projeto Patrulha Escolar, voltados para a aprendizagem no trânsito desde a infância. As atividades também seguem o calendário nacional, com ações alusivas ao Maio Amarelo e à Semana Nacional do Trânsito.

Titular da pasta, Aeuson Monteiro aponta que a Semob tem realizado ações em diversas frentes, mas integradas ao objetivo de transformar o trânsito e estruturar a cidade. “Sapé tem crescido e por isso temos adotado medidas para desenvolver nossa mobilidade urbana, com ferramentas de educação, fiscalização e conscientização. É muito importante que todas essas áreas funcionem e a partir disso temos visto um resultado significativo nas ruas”, disse.