Portal atualizado em: 28 de abril de 2024 às 19:42h

Início Parceria entre a Prefeitura de Sapé e empresa Amigo do Peito realiza jornada contra o câncer de mama

Com o intuito de conscientizar e principalmente diagnosticar precocemente o câncer de mama, a Prefeitura de Sapé em parceria com a empresa Amigo do Peito promoveu na última quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, uma jornada de prevenção contra o tipo de câncer que mais atingiu as mulheres em 2020. Os atendimentos aconteceram pela […]

27/03/2021 10h14 Atualizado há 3 anos atrás

Os atendimentos aconteceram pela manhã, das 8h às 12h, e no período da tarde, das 13h às 17h, na unidade móvel Amigo do Peito, estacionada na Policlínica Municipal Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, localizada no pátio da feira livre do bairro de Nova Brasília.

Foram realizados 180 exames de mamografias digitais, beneficiando mulheres de diversas localidades dentro da faixa etária de 40 a 69 anos. De acordo com o secretário de Saúde, David Roberto, a unidade móvel estará à disposição das sapeenses uma vez por mês até o fim de 2021. “A parceria com a empresa Amigo do Peito veio para beneficiar a vida da mulher de Sapé, como uma forma de gerar cuidado e bem-estar tendo a saúde em primeiro lugar”, destacou.

Os exames foram realizados cumprindo rígidos protocolos de segurança, observando o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos com álcool 70%, além do respeito ao distanciamento social.

Para ter o acesso ao exame, basta estar dentro da faixa etária estabelecida para o mês do exame, ter completado um ano da mamografia anterior, procurar o posto de saúde mais próximo, solicitar a requisição do exame e comparecer no dia previamente determinado.

Câncer de Mama – Se caracteriza quando as células da mama se multiplicam desordenadamente em um processo anormal gerando um tumor, que pode se desenvolver rapidamente ou crescer de forma mais lenta. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama atingiu cerca de 66.300 mulheres em 2020.

Amigo do Peito – É uma empresa e programa que detém diversas unidades móveis, dotadas de equipamentos modernos, instalações climatizadas, equipe técnica especializada, higiene e segurança. A mobilidade e qualidade do serviço oferecido pelo programa, visa o trabalho em parceria com governos estaduais e municipais, no atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).