Portal atualizado em: 28 de abril de 2024 às 19:42h

Início Sapé tem I Encontro de Igualdade Racial e adere sistema nacional em defesa da pauta

A Prefeitura de Sapé iniciou na última terça-feira (3), o I Encontro Intermunicipal de Igualdade Racial, que vai até quinta-feira (5). O evento, que acontece em parceria com o Movimento Negro da cidade, recebeu nesta quarta-feira (4) a visita do secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Paulo Roberto e do coordenador-geral, […]

04/08/2021 16h35 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Sapé iniciou na última terça-feira (3), o I Encontro Intermunicipal de Igualdade Racial, que vai até quinta-feira (5). O evento, que acontece em parceria com o Movimento Negro da cidade, recebeu nesta quarta-feira (4) a visita do secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Paulo Roberto e do coordenador-geral, Helbert Garandy Pitorra. A agenda marca a adesão do município ao Sistema.

Sapé é a primeira cidade paraibana a aderir ao Sinapir; órgão da União que promove a articulação entre o Governo Federal, estados e municípios para a implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas no país. Ele conta com a adesão do Distrito Federal, 22 estados e 91 municípios.

Coordenador geral de gestão do Sinapir, Helbert Garandy Pitorra comemorou a parceria firmada com a Prefeitura de Sapé. “Essa adesão representa um ato de protagonismo, uma vez que a Paraíba ainda não tem contemplado nenhum município como pactuante. Sapé dá o pontapé inicial para que a política possa ser fortalecida em todo o estado”, ressaltou.

Iniciada na terça-feira, o encontro contou hoje com apresentações culturais, palestras e debates sobre igualdade racial. Ontem, os visitantes conheceram o Memorial Augusto dos Anjos e ouviram declamações de poemas escritos pelo autor sapeense. A agenda se estende até a sexta-feira, dessa vez com apresentações no Memorial das Ligas Camponesas.

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, comemorou a adesão do município e ressaltou o interesse da gestão em buscar políticas de igualdade e oportunidades para a população negra.

“Hoje demos um grande passo e agora abrimos um espaço de diálogo e parceria, onde o Governo Federal estará conosco articulando e implementando ações para superar as desigualdades étnicas em nosso país, nosso estado e nosso município”, destacou.

Participaram da programação desta quarta-feira o prefeito Sidnei Paiva; secretários de Cultura de outros municípios; vereadores, secretários de Sapé; a coordenadora do Centro de Referência Estadual de Igualdade Racial, Viviane Lira; o gerente executivo de Equidade racial, José Roberto da Silva e o coordenador do Movimento Negro em Sapé, Juliano de Brito Damasceno.