Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Início Sapé faz últimos ajustes para publicação de edital que beneficiará profissionais da cultura

A Secretaria Executiva de Cultura da Prefeitura de Sapé realizou, na manhã desta terça-feira (19), uma reunião com a finalidade de discutir os detalhes finais para a publicação do edital da Lei de apoio à cultura Aldir Blanc. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.   Entre os objetivos […]

19/10/2021 19h30 Atualizado há 3 anos atrás

Entre os objetivos da reunião estavam o de estabelecer as estratégias de divulgação e acessibilidade aos textos do edital, além de discutir a forma que serão feitas as inscrições para essa lei que irá beneficiar os trabalhadores do setor cultural da cidade.

A reunião foi conduzida pelo secretário executivo de Cultura, Kelson Ricardo, que reiterou o esforço empregado pela gestão municipal em agilizar o processo do certame. “Estamos trabalhando com empenho para que os editais estejam de acordo com a legislação e totalmente corretos para que não haja erros e, assim, possamos dar oportunidades a todos que trabalham com cultura”, afirmou Kelson, que apontou como expectativa concluir todas as etapas necessárias para a publicação ainda esta semana.

Em Sapé, os editais contemplarão profissionais de vários segmentos culturais, como: Audiovisual, Artes Cênicas, Música, Dança, Artes Plásticas e Literatura. Também serão homenageadas com o Prêmio Aldir Blanc figuras que fizeram e ainda fazem parte da cultura popular da cidade, como por exemplo, a escritora Aparecida Melo, o músico Genival Idalino, o cineasta Cláudio Mendes, a ativista cultural Maria de Lourdes Nogueira, os produtores culturais Camilo de Lellis e Josas de Azevedo.

Durante a reunião foi possível registrar a presença do secretário de Comunicação Social, Genival Junior, que assumiu o compromisso de acelerar o processo de divulgação dos editais, bem como, de facilitar o acesso as inscrições. “Queremos que o certame seja amplamente divulgado, que a inscrição seja acessível a todos e que beneficie os que realmente cumprem os requisitos estabelecidos pela lei”, ressaltou.

Lei Aldir Blanc – Prevê auxílio financeiro ao setor cultural como medida para apoiar profissionais da área que sofrem os impactos das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Um total de R$ 3 bilhões para os estados, municípios e Distrito Federal poderão ser destinados à manutenção de espaços culturais, pagamentos de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor que tiveram atividades interrompidas e instrumentos como editais e chamadas públicas.