Portal atualizado em: 28 de abril de 2024 às 19:42h

Lei Aldir Blanc: Prefeitura de Sapé lança edital e abre inscrição para artistas

Início Lei Aldir Blanc: Prefeitura de Sapé lança edital e abre inscrição para artistas

Lei Aldir Blanc: Prefeitura de Sapé lança edital e abre inscrição para artistas

A Prefeitura de Sapé lançou, em 25 de outubro, o edital da Lei Aldir Blanc. Serão destinadas aproximadamente R$ 395 mil para a cultura da cidade. O evento aconteceu no Centro Cultural Sapeense. As inscrições estão abertas e vão até 10 de novembro. A lei tem por finalidade incetivar o setor cultural do Brasil, maior […]

04/11/2021 14h56 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Sapé lançou, em 25 de outubro, o edital da Lei Aldir Blanc. Serão destinadas aproximadamente R$ 395 mil para a cultura da cidade. O evento aconteceu no Centro Cultural Sapeense. As inscrições estão abertas e vão até 10 de novembro. A lei tem por finalidade incetivar o setor cultural do Brasil, maior afetado com as medidas restritivas de isolamento social impostas em razão da pandemia de covid-19.

O evento foi coordenado pela Secretaria Executiva de Cultura e reuniu artistas já consagrados pelo público de Sapé e região, bem como os destaques da nova geração de talentos da cidade. Representantes da música, dança, literatura, artes cênicas e plásticas, como também do audiovisual, da cultura popular e matriz africana estiveram presentes na solenidade.

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fernanda Mendes, destacou o compromisso da gestão com o segmento cultural: “Temos que respeitar e valorizar nossos artistas. A cultura popular sapeense é uma das prioridades da gestão municipal e o lançamento do edital da Lei Aldir Blanc é um grande passo neste momento de pandemia da covid-19, em que diversos artistas foram impedidos de realizar suas atividades” afirmou.

Poderão concorrer ao certame os projetos culturais que se enquadram em seis grandes modalidades: “Música”; “Circo e Teatro”; “Livro, Literatura, Poesia e Patrimônio”; “Audiovisual, Cinema, Eventos e Artes Visuais”; “Movimentos Sociais e Centros Religiosos Artísticos”; e “Cultura Popular”.

Para participar é preciso preencher todos os formulários necessários disponíveis nos links (clique aqui).  Para candidatos sem acesso à internet, também será possível realizar a inscrição presencialmente na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (andar térreo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O secretário executivo de cultura, Kelson Ricardo, explicou que a estimativa da Secretaria Executiva de Cultura é que sejam realizadas cerca de 5 mil inscrições.

Lei Aldir Blanc – Prevê auxílio financeiro ao setor cultural como medida para apoiar profissionais da área que sofrem os impactos das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Um total de R$ 3 bilhões para os estados, municípios e Distrito Federal poderão ser destinados à manutenção de espaços culturais, pagamentos de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor que tiveram atividades interrompidas e instrumentos como editais e chamadas públicas