Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Prefeitura de Sapé tem rede de apoio para adolescentes grávidas

Início Prefeitura de Sapé tem rede de apoio para adolescentes grávidas

Prefeitura de Sapé tem rede de apoio para adolescentes grávidas

A Prefeitura de Sapé possui uma rede de serviços para atender a adolescente que passa por uma gestação. No mês de fevereiro, voltado para a conscientização sobre a gravidez na adolescência, a gestão destaca as ações e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social na prevenção e também acompanhamento dessas gestantes. Titular da pasta de Desenvolvimento […]

24/02/2022 15h52 Atualizado há 2 anos atrás

Titular da pasta de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro ressalta que o apoio da gestão vai até o período pós-gravidez. “Fazemos orientações sobre como prevenir a gravidez precoce e buscamos estreitar o vínculo familiar, para que esse tipo de assunto também seja abordado”, detalha.

Quando a gravidez já ocorreu, a pasta oferece suporte e acolhimento para a mãe e também sua família, para fortalecer o núcleo que logo receberá um bebê. O acompanhamento acontece ao longo dos nove meses, com encontros e roda de debates entre mulheres na mesma situação. Nesse período, a assistência social faz o encaminhamento para que a adolescente tenha acesso prioritário em toda a rede de saúde, podendo realizar o pré-natal e as consultas com o profissional que acompanhará a gestação.

Abuso sexual – Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que entre 2011 e 2016, 16.680 adolescentes foram estupradas e desses abusos, 2.387 resultaram em gravidez. Em Sapé, o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) reforça a conscientização das adolescentes e suas famílias sobre o tema e ainda aciona órgãos de proteção em casos que necessitem de uma intervenção.

Já o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atua na garantia de direitos sociais dos núcleos familiares, incluindo doação de enxoval e ainda auxiliando na emissão de documentos, daquelas que não possuem.

Denise explica que a gestação pode contribuir para uma série de problemas sociais e emocionais, como a evasão escolar, aumentando riscos de dependência econômica e perpetuação da pobreza. A vergonha e sentimento de abandono também costumam ser comuns para essas meninas.

“Esse é um assunto delicado que lidamos durante todo o ano, fazendo um alerta maior neste mês de fevereiro. Orientar, conscientizar e dar suporte é o que mais essas jovens precisam nesse momento, já que esse apoio faz uma grande diferença em como ela lidará com a gestação e como será sua vida após a gravidez”, avalia.