Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 10:27h

Início Alunos são premiados no ‘MPT na Escola’ e vão representar Sapé na etapa estadual

Alunos da rede municipal de ensino foram selecionados e vão representar Sapé durante a etapa estadual do projeto ‘MPT na Escola’, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho. Nesta quarta-feira (10), 19 estudantes selecionados receberam kit escolar, sendo que desse total cinco foram escolhidos para representar o município estadualmente e também receberam medalha. A escolha aconteceu […]

10/08/2022 18h11 Atualizado há 2 anos atrás

Alunos da rede municipal de ensino foram selecionados e vão representar Sapé durante a etapa estadual do projeto ‘MPT na Escola’, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho. Nesta quarta-feira (10), 19 estudantes selecionados receberam kit escolar, sendo que desse total cinco foram escolhidos para representar o município estadualmente e também receberam medalha. A escolha aconteceu através de uma votação on-line e eles disputaram as categorias desenho, conto e poesia.

O projeto conta com a colaboração da Secretaria de Educação de Sapé. Para esse ano os temas abordados foram: Profissionalização do Adolescente / Aprendizagem Profissional e Trabalho Infantil. Participaram do projeto alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental. O Prêmio MPT na Escola tem como objetivo prevenir a exploração do trabalho de crianças e adolescentes e estimular a participação deles em ações de mobilização, consciência e prevenção ao trabalho infantil.

A premiação ainda seguirá com mais duas etapas: Estadual e Nacional. Os projetos vencedores da etapa desta terça-feira poderão concorrer estadualmente, cujo resultado será divulgado no próximo dia 26. Os que obtiverem o 1º lugar vão concorrer a etapa nacional, que acontece até o dia 2 de setembro.

Mais sobre o Prêmio – O Prêmio é nacional, mas passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira etapa junto ao MPT. Uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.

O Prêmio MPT na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, é uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.

Trabalho Infantil – Levantamento realizado pela Fundação ABRINQ aponta que no ano de 2021 cerca de 1,3 milhão de adolescentes estavam em situação de trabalho infantil no Brasil. A legislação proíbe trabalho até 13 anos. Já entre 14 e 16 os adolescentes podem trabalhar sob condição de aprendizes e entre 16 e 18 anos a lei permite trabalho parcial.

Trabalhos Premiados em Sapé:

GRUPO 1
Categoria Desenho
Aluna: Maria Vitória Flor da Silva – Escola Municipal Neirivan Alexandre
Categoria Poesia
Aluno: Arthur Crei Medeiros dos Santos – Escola Municipal Luiz José Gonçalo – 4º ano

GRUPO 2
Categoria Desenho
Aluno: Wellington Francisco Silva – Escola Municipal Luiz José Gonçalo- 6º ano
Categoria Poesia
Aluna: Maria Clara Pereira Nascimento- Escola Municipal Luiz José Gonçalo – 7º ano
Categoria: Conto