Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Assembleia aprova decreto de calamidade pública no município de Sapé

Início Assembleia aprova decreto de calamidade pública no município de Sapé

Assembleia aprova decreto de calamidade pública no município de Sapé

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (6), o decreto calamidade pública no município de Sapé em razão da crise de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (covid-19). A solicitação é necessária para se manter um plano municipal de resposta efetivo para esta condição de saúde de ampla repercussão populacional. Sapé encontra-se […]

06/04/2021 16h20 Atualizado há 3 anos atrás

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (6), o decreto calamidade pública no município de Sapé em razão da crise de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (covid-19). A solicitação é necessária para se manter um plano municipal de resposta efetivo para esta condição de saúde de ampla repercussão populacional. Sapé encontra-se na bandeira vermelha no Plano Novo Normal do Governo do Estado.

O pedido feito pelo governo municipal tem por base o agravamento do Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), decretado pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 188, de 03 de janeiro de 2020, em virtude da disseminação global da Infecção Humana pelo Coronavírus (Covid-19), conforme decreto 7.616 de 17 de novembro de 2011.

A decretação de estado de calamidade pública garante a adoção de medidas e esforços de reprogramação financeiros que possam ser empreendidos para ajustar as contas, em virtude de se manter a prestação dos serviços públicos, sobretudo para o enfrentamento da grave situação de saúde pública.

Os efeitos do reconhecimento da ocorrência do estado de calamidade pública perdurarão durante período estabelecido pelo município, até o dia 31 de dezembro de 2021 ou quando ocorrer o término do período de emergência internacional de saúde, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, convalidando-se os efeitos de todos os atos relacionados ao objeto dos Decretos praticados desde 01 de janeiro deste ano.

O estado de calamidade pública em Sapé fica reconhecido, exclusivamente, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e nos termos das decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em sede de Medida Cautelar, nos autos da ADI 6357 e da ADI 6625.