Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Início Balanço 2022: ações da Secretaria de Desenvolvimento Social garantiram cidadania às famílias de Sapé

Secretaria de Desenvolvimento Social

Nos doze meses de 2022, a Secretaria de Desenvolvimento Social em Sapé empenhou suas diversas frentes para promover cidadania, assistência social e auto-estima para famílias, crianças, adolescentes, idosos, e núcleos assistidos pelos órgãos coordenados pela pasta. As ações integradas incluíram distribuição de alimentos, campanhas de conscientização, Programa Cidadão, entrega de enxovais para gestantes e uma […]

27/12/2022 9h45 Atualizado há 1 ano atrás

Nos doze meses de 2022, a Secretaria de Desenvolvimento Social em Sapé empenhou suas diversas frentes para promover cidadania, assistência social e auto-estima para famílias, crianças, adolescentes, idosos, e núcleos assistidos pelos órgãos coordenados pela pasta. As ações integradas incluíram distribuição de alimentos, campanhas de conscientização, Programa Cidadão, entrega de enxovais para gestantes e uma Super Festa para as crianças do município.

Para promover segurança alimentar, mensalmente, a Sedes entregou alimentos para a população em situação de vulnerabilidade social. A distribuição aconteceu de forma itinerante, garantindo que os itens chegassem em todas as áreas de Sapé, da zona urbana à rural. As ações acontecem em parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal e também beneficiam os agricultores da região, já que os alimentos utilizados são produzidos pelos trabalhadores.

As ações de conscientização também marcaram o ano da Secretaria. Foram atividades voltadas para a proteção das crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual, como no Maio Laranja, campanha contra violência contra o idoso, como o Junho Roxo, que aconteceu com panfletagem e ações no Pavilhão Central. O Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, também contou com evento no Centro Cultural de Sapé. A saúde mental foi pauta com o Setembro Amarelo, assim como a valorização à pessoa com deficiência, no Setembro Verde.

A promoção à cidadania esteve presente em muitas atividades da Secretaria. Com o Programa Cidadão, em parceria com o Governo do Estado, a Sedes levou à população a emissão gratuita de documentos como RG, CPF, Carteira Digital de Trabalho e foto 3×4, ultrapassando os mil atendimentos durante as ações no município. A Casa da Cidadania também funciona garantindo os mesmos serviços, além da emissão do Cartão do SUS.

Em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Sedes também ofertou a emissão gratuita da Carteira de Habilitação Nacional (CNH) para pessoas em situação de vulnerabilidade. No primeiro edital do programa, chamado de CNH Social, o serviço foi voltado para mototaxistas do município, e pessoas que pretendem atuar na área.

As crianças e adolescentes também foram contempladas com ações direcionadas. No mês de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, a Secretaria realizou a ‘Super Festa das Crianças’, com cinco dias de festas em cinco localidades diferentes de Sapé. Os eventos contaram com um espaço inclusivo, destinado à crianças com deficiência, e também com brinquedos, príncipes e princesas, heróis e apresentações musicais.

Já os adolescentes foram ao cinema com a Sedes: os jovens assistidos pelo programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) foram até Guarabira assistir o filme ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’, no primeiro dia de lançamento em todo o Brasil. A ação buscou promover o acesso à cultura, lazer e novas experiências, uma vez que alguns nunca tinham ido a um cinema.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desse último ano. Foi muito trabalhoso, toda a equipe se dedicou ao máximo, mas o esforço valeu a pena e vemos os resultados em cada sorriso e cada ‘obrigada’ que recebemos. Nosso papel é prestar o suporte ao povo dando um cuidado real, atenção, e levando aos serviços de outras pastas, em um trabalho integrado e coletivo”, pontuou a secretária Denise Ribeiro, titular da pasta.

Neste mês de dezembro, fechando o ano, a Sedes entregou cestas básicas em 20 localidades de Sapé, na zona urbana e rural, de forma itinerante. O serviço garantiu o alimento na mesa neste mês de festividades como Natal e Revéillon. O auxílio-moradia, pago mensalmente para famílias em situação de vulnerabilidade, teve sua última parcela de 2022 paga aos beneficiários, que receberam também cestas básicas. O projeto é feito pela Prefeitura e é voltado para pessoas de baixa renda, de forma que o valor ajude a custear o aluguel ou a manutenção da residência.

Capacitação – Qualificar a mão de obra e ampliar e aumentar as chances no mercado de trabalho foi outra iniciativa trabalhada pela Secretaria ao longo de 2022. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Secretaria ofertou cursos profissionalizantes, como de colorimetria, garçom, preparação de bolos e tortas, unha em gel, chocolates e doces finos e corte masculino. A oferta dos cursos busca viabilizar o direito de igualdade social, para que as famílias possam sair da situação de vulnerabilidade social ao desenvolver novas habilidades.