Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Início Bandeira Amarela: Prefeitura de Sapé pede que população siga com cuidados para redução de casos da covid-19

Em nova avaliação do Plano Novo Normal do Governo do Estado, Sapé foi classificado como município de bandeira amarela. A mudança para a nova categoria ocorreu devido à redução na ocupação hospitalar na macrorregião, mas de acordo com o secretário de Saúde, David Roberto, a taxa de transmissão do coronavírus segue elevada e a população […]

29/06/2021 10h43 Atualizado há 3 anos atrás

Em nova avaliação do Plano Novo Normal do Governo do Estado, Sapé foi classificado como município de bandeira amarela. A mudança para a nova categoria ocorreu devido à redução na ocupação hospitalar na macrorregião, mas de acordo com o secretário de Saúde, David Roberto, a taxa de transmissão do coronavírus segue elevada e a população não deve descuidar na proteção e combate à covid-19.

“Estamos muito felizes com essa avaliação, que mostra o resultado do nosso esforço e trabalho, mas é importante que não haja um relaxamento nesse momento. Caso isso ocorra, podemos retornar para a bandeira laranja, quem sabe até a vermelha, e aí teremos ainda mais dificuldade para retomar as atividades de forma rápida”, pontuou.

Além das ações de combate à transmissão da covid-19, como sanitização dos espaços públicos e fiscalização de estabelecimentos, a Prefeitura segue vacinando a população contra o vírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, já são mais de 22 mil doses aplicadas, que contemplaram diversas categorias da sociedade: idosos, trabalhadores da saúde, profissionais da educação, grávidas, puérperas, pessoas com comorbidades, integrantes do sistema prisional , pessoas em situação de vulnerabilidade social e a população em geral.

David Roberto ressalta que mesmo vacinado, as pessoas não estão protegidas do vírus. “A vacina fortalece o sistema imunológico na resposta ao coronavírus, de forma que os sintomas da doença agora serão mais brandos, mas ainda vão existir. Nem todos já receberam a vacina, por isso, mesmo imunizado, uma pessoa pode contaminar alguém que pode desenvolver sintomas severos, e quem sabe até morrer. É preciso responsabilidade e empatia”, afirmou.

Conforme o prefeito da cidade, Major Sidnei, o objetivo é chegar até a bandeira verde. Para isso, ele destaca o trabalho de conscientização da população, o diálogo com comerciantes e donos de estabelecimentos, a edição de decretos restritivos e o plano municipal de vacinação. “Temos muitos planos para a retomada da nossa economia, da nossa educação, e tudo isso depende de nosso esforço em conjunto para que isso ocorra o mais rápido possível”, considerou.

Casos – Na bandeira amarela, Sapé soma 3.586 casos confirmados da doença, 2795 recuperados e 110 mortes.