Portal atualizado em: 18 de abril de 2024 às 15:58h

Biblioteca de Sapé está em pleno funcionamento e conta com mais de 3 mil livros

Início Biblioteca de Sapé está em pleno funcionamento e conta com mais de 3 mil livros

Biblioteca de Sapé está em pleno funcionamento e conta com mais de 3 mil livros

O dia Nacional da Biblioteca, comemorado neste sábado (9), demonstra a importância dessas instituições na preservação dos fatos históricos, da cultura e memória, do desenvolvimento e produção intelectual da sociedade. Após um longo período desativada, por motivos que vão desde a reforma da infraestrutura até as restrições impostas pela pandemia da covid-19, a Biblioteca Municipal […]

09/04/2022 9h18 Atualizado há 2 anos atrás

Após um longo período desativada, por motivos que vão desde a reforma da infraestrutura até as restrições impostas pela pandemia da covid-19, a Biblioteca Municipal Augusto dos Anjos retoma as atividades de forma integral.

Funcionando nos três turnos: manhã, tarde e noite, a biblioteca municipal de Sapé atende diariamente estudantes das mais diversas séries escolares e grau de ensino, sendo frequentada por alunos das redes públicas e privadas que buscam fontes de pesquisa e por pessoas que buscam um ambiente propício ao estudo ou a leitura. Mesmo com o cadastramento de usuários aberto há pouco mais de um mês, já são cerca de 80 pessoas cadastradas que podem servir-se do empréstimo de itens do acervo.

Segundo a diretora da instituição, Ana Maria Almeida, o acervo bibliográfico ainda está em processo de catalogação, mas estima-se que há atualmente 3.500 exemplares, divididos em diversas seções, organizadas por área de conhecimento, gêneros e categorias. “Estamos bem próximos ou com o número de livro similar ao que a biblioteca tinha antes da reforma do prédio. Além de livros dos mais variados assuntos, também temos cordel, revistas, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e monografias em nosso acervo”, pontuou.

De acordo com a servidora, muitos dos exemplares impressos, bem como outros itens, como por exemplo, discos em vinil, CDs e arquivos digitais existentes na coleção, são resultado da campanha de doação iniciada em 26 de janeiro de 2021 pela direção da biblioteca municipal. Conforme os registros da biblioteca, 63 pessoas oficializaram as doações, que podem ser feitas de segunda a sexta-feira nos horários de funcionamento.

Dentre as doações há 2.465 fotografias digitalizadas, que guardam a memória e demonstram as transformações ocorridas na paisagem urbana do município, todas doadas por Noel Barbosa, administrador da página ‘Sapé de Outrora’.

O espaço da biblioteca Augusto dos Anjos também é utilizado para eventos educativos e apresentações culturais. Em parceria com a Associação Enxadrista Sapeense (AES) são ofertadas aulas de Xadrez dois dias por semana, atendendo 16 alunos que estudam e treinam o jogo.

Em comemoração ao mês de aniversário do poeta Augusto dos Anjos, que dá nome a biblioteca municipal, a direção da instituição em conjunto com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo está programando, além de outras ações, tornar oficial a escolha dos 16 patronos da recém-criada Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura (ASLAC).

As pessoas que desejam visitar ou doar artigos à Biblioteca Municipal Augusto dos Anjos podem comparecer a rua Simplício Coelho, s/n, no centro da cidade, nos três horários: manhã de 8h à 13h, a tarde das 13h à 17h e no turno da noite das 18h à 22h.

Confira fotos: