Portal atualizado em: 4 de julho de 2022 às 14:26h

Biblioteca de Sapé tem aulas de xadrez para população; campeonato será em julho

Início Biblioteca de Sapé tem aulas de xadrez para população; campeonato será em julho

O xadrez é considerado um dos jogos mais populares do mundo e é praticado por milhões de pessoas em escolas, clubes e praças em diversos países. Em Sapé, a Biblioteca Municipal Augusto dos Anjos, em parceria com a Associação Enxadrística Sapeense (AES), está oferecendo aulas gratuitas de xadrez para as pessoas que desejam aprender as regras e a dinâmica do jogo. Um campeonato também está previsto para acontecer em julho.

Contemplado desde o programa inicial de atividades educacionais e culturais da Biblioteca Municipal, o xadrez, que também é um esporte, acabou atraindo a atenção dos jogadores sapeenses que utilizavam o espaço silencioso da instituição para praticar a modalidade. Foi dos encontros dos fãs do jogo, nas dependências da biblioteca, que resultou a criação da Associação Enxadrística Sapeense.

Atualmente, a AES possui 18 pessoas cadastradas, entre adolescentes e adultos, que além de exercitar os conhecimentos adquiridos durante as aulas e os treinos que acontecem duas vezes por semana, também debatem as disputas do jogo. Os encontros acontecem nas quintas-feiras à noite e aos sábados, no período da tarde.

Um dos fundadores da AES, Eduardo Henrique Bezerra aprendeu xadrez na adolescência e desde então fez do esporte um hábito em sua rotina. Junto com Vitória Dias e Aluízio Santos, criou o clube e tem estimulado os jovens a conhecerem o jogo. Ele lista uma série de pontos positivos que adquiriu por conta do passatempo. “O xadrez me fez ser mais centrado, focado e objetivo nas minhas atividades diárias, além de desenvolver em mim a vontade de buscar sempre cada vez mais conhecimento”, conta.

Praticante assíduo das aulas e treinos de xadrez, Elielson Santos vê a associação como uma organização importante para Sapé, pois é mais uma alternativa de lazer. “Para mim o xadrez é um modo de relaxar e de se divertir enquanto se desafia no tabuleiro; é uma ótima forma de se descontrair do estresse e cotidiano da vida”, avalia.

Campeonato – De acordo com a professora Ana Almeida, uma das idealizadoras da AES, estão programados dois campeonatos para esse ano. O primeiro está previsto para acontecer em julho, e será disputado exclusivamente por jogadores cadastrados na associação de Sapé. O segundo deve acontecer em dezembro e será aberto ao público.

As pessoas que pretendem participar da associação, para estudar ou treinar o jogo, podem comparecer à Biblioteca Augusto dos Anjos no horário de funcionamento e realizar o cadastro, porém, os jogadores que forem menores de idade devem obter autorização dos pais ou responsáveis. Ela está localizada na rua Simplício Coelho s/n, no centro da cidade, nos três horários: manhã de 8h à 13h, a tarde das 13h à 17h e no turno da noite das 18h à 22h.

Associação Enxadrística Sapeense (AES) – O grupo tem como proposta apresentar a população de Sapé o jogo de xadrez e seus benefícios, incentivando ainda mais a prática desse esporte na cidade.

Xadrez – É um dos jogos de tabuleiro mais conhecidos e praticados no mundo, cuja as movimentações atribuídas a cada peça, torna-o dinâmico, o que possibilita ao jogador infinitas combinações. Além do aspecto lúdico, o xadrez desperta no praticante diversas habilidades, que também podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo: raciocínio, concentração, disciplina, planejamento e estratégia.

 

Confira fotos:

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade