Portal atualizado em: 13 de junho de 2024 às 17:48h

Início Caminhada em Sapé marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Secretaria de Desenvolvimento Social

Autor: Assessoria

A Prefeitura de Sapé promoveu uma caminhada nesta quinta-feira (16), em alusão ao Dia Nacional de Combate e à Exploração Sexual Infantil. Sob o tema “Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes”, a caminhada, que é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município, contou com a participação de representantes de diversos setores municipais, […]

17/05/2024 9h57 Atualizado há 4 semanas atrás

A Prefeitura de Sapé promoveu uma caminhada nesta quinta-feira (16), em alusão ao Dia Nacional de Combate e à Exploração Sexual Infantil. Sob o tema “Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes”, a caminhada, que é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município, contou com a participação de representantes de diversos setores municipais, unidos em defesa da causa.

O percurso teve início no Fórum Desembargador Joaquim Sérgio Madruga e seguiu até a Praça de Eventos Dr. João Úrsulo, onde ocorreram discursos importantes e uma apresentação feita pelas crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), destacando a importância da prevenção e do apoio às vítimas.

O prefeito Major Sidnei enfatizou a relevância do engajamento público nesse tema sensível. “Esse maio laranja se reveste de muito significado. É toda uma rede de segurança pensando em proteger e em cuidar das nossas crianças, dos nossos adolescentes”, disse. “Estamos aqui hoje para demonstrar nosso compromisso em erradicar essa violência e proteger nossas crianças. O abuso e a exploração sexual infantil são feridas que não podem ser ignoradas, mas que se cada um fizer sua parte ela pode ser evitada”, completou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, precursora da ação, ressaltou a seriedade do evento e a continuidade do trabalho de conscientização. “18 de maio não é uma data festiva. É uma data que precisa ser pensada e dialogada, pois o abuso contra a criança e adolescente precisa ser combatido diariamente. Buscamos incansavelmente proteger e resguardar os nossos. São eles o futuro dessa cidade, o futuro desse país”, finalizou.

Participaram da caminhada diversas entidades e programas sociais, incluindo o Projeto Criança Feliz, Projeto Sapeca, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Lar Fabiano de Cristo, CRAS I e II, CREAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e alunos da rede municipal de ensino através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Denúncia – Para denunciar casos de abuso sexual ou suspeitas, a população pode contar com o Disque 100 ou 123, linhas diretas que permitem fazer denúncias anonimamente, quebrando o ciclo de abuso e protegendo potenciais vítimas.