Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Início Concurso das Ala Ursas é realizado em Sapé com vitória do Urso Branco

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Concurso das Ala Ursas é realizado em Sapé com vitória do Urso Branco

A Prefeitura Municipal de Sapé, em parceria com a Associação Carnavalesca Independente, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou no último domingo (5), o Concurso das Ala Ursas 2023. O Urso Branco da Rua Nova foi o grande vencedor do evento, que reuniu mais de três mil pessoas na Praça de Eventos […]

07/03/2023 16h53 Atualizado há 1 ano atrás

A Prefeitura Municipal de Sapé, em parceria com a Associação Carnavalesca Independente, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou no último domingo (5), o Concurso das Ala Ursas 2023. O Urso Branco da Rua Nova foi o grande vencedor do evento, que reuniu mais de três mil pessoas na Praça de Eventos Dr. João Úrsulo.

Além do campeão Urso Branco da Rua Nova, o pódio foi composto por outras duas equipes: a segunda colocação ficou com o Urso Negro do Santa Marina, e a terceira com o Urso Carinhoso da Cidade Alagoinha. As ala ursas deram um show de irreverência e cultura, resgatando e mantendo viva a chama do Carnaval Tradição de Sapé.

A disputa contou com a presença de 14 agremiações, divididas em dois grupos (A e B), compostos pelas sete maiores e menores notas, respectivamente. As apresentações foram igualitárias, de forma cronometrada, sendo 25 minutos o tempo disposto para a apresentação de cada equipe, que foram avaliadas por jurados especializados nas tradicionais categorias como: urso, bateria, estandarte, fantasia e urso revelação. As categorias tema e teatro não entraram como requisitos de disputa, e isso foi pré-estabelecido pelas próprias agremiações.

Nesta edição, os espectadores vieram em número maior que nos anos anteriores, estando as arquibancadas da estrutura montada na Praça de Eventos Dr. João Úrsulo, com seu número máximo de ocupação, ultrapassando uma média de 3 mil pessoas. A grande novidade estrutural desse ano foi o espaço inclusivo, viabilizando o uso igualitário da área e visão dos espetáculos para que todos pudessem aproveitar cada momento das apresentações.

Entre as autoridades presentes, estava o prefeito Major Sidnei, que ressaltou a importância de manter a tradição do Concurso em Sapé. “É uma grande festa, onde a gente aprecia o valor pela cultura do nosso município, e a quantidade de pessoas aqui presentes evidencia a manifestação cultural enraizada que é esse Concurso de Ala Ursas. Estou muito feliz hoje em poder prestigiar em mais um ano essa realização e acompanhar de perto a grandeza desse patrimônio imaterial de nossa cidade”, finalizou.

Confira fotos: