Portal atualizado em: 7 de julho de 2022 às 10:19h

Conferência de Assistência Social em Sapé aborda desafios para combater desigualdade social

Início Conferência de Assistência Social em Sapé aborda desafios para combater desigualdade social

 

A Prefeitura de Sapé realizou nesta quarta-feira (25) a XIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), avalia as políticas públicas voltadas para as demandas da área social que definem as diretrizes e o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro contou com a participação da deputada estadual Cida Ramos.

Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção Social”, a conferência contou com debates, grupos de trabalhos, discussões e plenárias para tratar de assuntos referentes ao financiamento público como instrumento de garantia de direitos socioassistenciais; o lugar da sociedade civil no Suas; como os benefícios e a transferência de renda podem garantir proteção social; o princípio da equidade como gestão de direitos e enfrentamento à desigualdade e a atuação do Suas em situações de calamidade pública e emergenciais.

A programação do evento contou com a palestra da assistente social especialista em Gestão Pública Municipal, Fabíola Karla Vidal, que expôs o panorama do Suas nos âmbitos municipal, estadual e federal ao observar os desafios a serem percorridos nos anos pós pandemia. Também esteve na pauta da conferência a eleição dos delegados municipais que irão participar da Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para acontecer em outubro.

Segundo o prefeito Major Sidnei, a conferência tem como propósito dialogar e ouvir os profissionais que atuam na área social como também de reforçar o compromisso com a população mais vulnerável. “É um momento especial, pois debate propostas que podem melhorar o trabalho dos nossos assistentes sociais, que já exercem um trabalho brilhante, um trabalho de guerreiros. Aos beneficiários dos serviços sociais no município de Sapé, podem ter a certeza que tem um prefeito que entende a importância e respeita o sentimento coletivo, pois sou um gestor e cidadão moldado por aqueles que mais precisam” afirmou.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, o evento faz parte de um processo de discussão que visa aperfeiçoar as práticas de trabalho, como também atingir a parcela menos favorecida das comunidades “Temos que aproveitar o momento para debater as leis, trocar informações, entender as demandas, a fim de aprimorar as políticas públicas e consequentemente nos aproximar da população mais carente, como as crianças, os jovens e os idosos em vulnerabilidade social; aqueles que realmente necessitam de um olhar mais carinhoso do poder público” ressaltou.

Participaram da XIII Conferência Municipal de Assistência Social representantes de todas as unidades que formam a rede socioassistencial do município de Sapé.

CMAS – É o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no município.

SUAS – É um sistema coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e gerenciado pelo poder público e pela sociedade civil com a missão de organizar os serviços de assistência social no país. Articula os recursos da União, dos Estados e dos Municípios para financiar e executar a políticas públicas e privadas de assistência social.

 

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade