Portal atualizado em: 9 de maio de 2024 às 9:40h

Início Conselheiros tutelares de Sapé tomam posse para quadriênio 2024-2028

Conselheiros tutelares de Sapé tomam posse para quadriênio 2024-2028

Conselheiros tutelares eleitos em outubro de 2023 assumiram oficialmente seus cargos em uma cerimônia realizada no Imperial Recepções nesta quarta-feira (10). Os escolhidos, que atuarão durante o quadriênio 2024-2028, foram empossados pela Prefeitura de Sapé no evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do […]

11/01/2024 11h21 Atualizado há 4 meses atrás

Conselheiros tutelares eleitos em outubro de 2023 assumiram oficialmente seus cargos em uma cerimônia realizada no Imperial Recepções nesta quarta-feira (10). Os escolhidos, que atuarão durante o quadriênio 2024-2028, foram empossados pela Prefeitura de Sapé no evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Sapé que, na mesma cerimônia, apresentou seus membros também divididos em titulares e suplentes.

Os conselheiros tutelares titulares diplomados foram: Joelma Pereira Alves; Maria José de Oliveira Fernandes; Lidiane Mendes da Silva; Cibele Ocássia de Souza Alcântara e Juliano de Brito Damasceno. Fabiana do Rego Nascimento; José Araújo da Silva; Irinex Ferreira da Silva; Ana Tereza do Nascimento Pereira Ribeiro e Maria Helena Silva Souza ocupam a posição de suplentes.

O prefeito Major Sidnei expressou sua gratidão ao constatar a estruturação da rede de apoio e proteção à criança e ao adolescente em Sapé. “Fico muito grato em ver que a rede de apoio e proteção à criança e adolescente em Sapé está estruturada e dá todo o suporte para que os direitos sejam garantidos e cumpridos. É um olhar de proteção, ouvido e amparo aos nossos jovens em situação vulnerável”, disse.

Renovando sua diplomação, Lidiane Mendes foi a responsável por conduzir o juramento dos seus colegas. “Juro, diante de Deus e da sociedade, que no exercício de minha função, conduzirei de forma ética, eficaz e com responsabilidade, respeitando a constituição brasileira, o estatuto da criança e do adolescente e toda a legislação pertinente, zelando para que os direitos da criança e do adolescente sejam garantidos, pois, sem a defesa dos direitos não há futuro que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize. Eu juro!“, finalizou.

Os conselheiros tutelares desempenham um papel relevante na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, atuando como representantes legais. Suas responsabilidades incluem receber e encaminhar denúncias, aconselhar famílias, requisitar serviços públicos, e, quando necessário, encaminhar casos à justiça. Além disso, desempenham um papel preventivo na sociedade e contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

Presenças – O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o promotor da Vara da Infância e Adolescência, Samuel Miranda; o prefeito do município, Major Sidnei, que esteve acompanhado da vice-prefeita Lenilda Leôncio, além de representantes dos vereadores e secretários das pastas municipais.