Portal atualizado em: 17 de outubro de 2021 às 13:38h

Início Dia de combate ao estresse: em Sapé, academias da saúde promovem bem-estar e qualidade de vida

Nesta quinta-feira (23), Dia Mundial de Combate ao Estresse, a Prefeitura de Sapé ressalta a importância da atividade física como ferramenta para aliviar o sintoma e garantir bem-estar. No município, duas academias de saúde promovem exercícios de forma gratuita e acessível para a população.

Os locais integram a rede de Atenção Primária da Saúde e são coordenados pela Secretaria de Saúde. O projeto é idealizado pelo Ministério de Saúde e executado pela Prefeitura Municipal.

Em uma lista de onze países, o Brasil lidera casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Os dados são de uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo, e acendem o alerta neste Setembro Amarelo. Secretário de saúde de Sapé, David Roberto aponta que pesquisas revelam a relação entre a atividade física regular e a saúde mental.

“É comprovada a produção de substâncias ligadas ao prazer e bem-estar a partir do exercício. Vivemos um momento em que é preciso falar de saúde mental, de possíveis doenças e seus tratamentos, e a atividade física tem um grande impacto nisso”, comentou.

Com aulas das 6h às 7h das terças e quintas, as academias estão localizadas nos seguintes endereços: bairro Santa Marina, em frente ao antigo Hospital Geral e na Praça do bairro Mutirão I, em frente à escola municipal. As atividades também acontecem na Praça de eventos, nos mesmos dias, mas às 17h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os exercícios são feitos conforme a particularidade de cada participante. Isso porque os profissionais de educação física realizam uma análise detalhada das necessidades do usuário. Para participar, basta levar o cartão do SUS e um documento com foto.