Portal atualizado em: 9 de maio de 2024 às 9:40h

Início Educação em Sapé promove ciclo de Formação Pedagógica para início do segundo semestre letivo

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Sapé está promovendo uma formação pedagógica para o 2º Semestre com o tema gerador “Interfaces da Escola Pública – Diálogos significativos nas Etapas e Modalidades de Ensino da Educação Básica”. O objetivo é fortalecer os diálogos na gestão educacional e acolher os profissionais das 39 unidades […]

04/07/2023 16h42 Atualizado há 10 meses atrás

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Sapé está promovendo uma formação pedagógica para o 2º Semestre com o tema gerador “Interfaces da Escola Pública – Diálogos significativos nas Etapas e Modalidades de Ensino da Educação Básica”. O objetivo é fortalecer os diálogos na gestão educacional e acolher os profissionais das 39 unidades municipais de educação para o início do segundo semestre letivo.

A formação, que está acontecendo no Imperial Recepções, teve início nesta terça-feira (04), e se estenderá até sexta-feira, 7 de julho. A semana está dividida por ciclos, abrangendo diferentes áreas de ensino, e conta com uma programação diversificada para atender ao público-alvo, que inclui gestores, supervisores, professores coordenadores, professores readaptados, professores das salas regulares, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), monitores de creches e cuidadores das 39 unidades escolares da rede municipal de ensino de Sapé.

No primeiro dia da formação, que teve como foco a Educação Especial e Inclusiva, foram realizadas formações de Primeiros Socorros para situações emergenciais, ministrada pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de receber orientações sobre “Atribuições do Cuidador no Processo Inclusivo” e “As Contribuições da Análise do Comportamento na Sala Regular”, conduzidos pela psicóloga Danusa Ferreira e pelo professor intérprete Ian Lucas. No intervalo do evento, foi servido um coffee break para os participantes recarregarem as energias e terem um momento de confraternização e integração.

Continuando a semana, a quarta-feira será dedicada à Educação Infantil, com o tema “Partilhando Saberes e Vivências na Infância”, ministrado pela psicóloga Cássia Lima, onde serão explorados aspectos fundamentais para o desenvolvimento e a educação das crianças nessa fase.

Na quinta-feira, o evento abordará o Ciclo de Alfabetização e o Ciclo Complementar, com uma réplica da Formação do Integra Educação PB, que tratará sobre “Correção de Fluxo de Língua Portuguesa” e “Correção do Fluxo das Aprendizagens em Matemática”. A formação será conduzida pela formadora municipal, professora Gicélia Oliveira, e pelo professor mestre Hebert Gomes, coordenador geral do Integra Educação Paraíba. No período noturno, o ciclo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1º e 2º segmento discutirá sobre “A Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva dos Direitos Humanos”, com mentoreamento da professora doutora Suelidia Maria Calaça.

A sexta-feira será dedicada ao ensino fundamental: anos finais, abordando “A Recomposição da Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Desafios e Perspectivas”. Além disso, haverá uma palestra sobre a temática “Saúde Mental do Professor”, que será ministrada pela professora mestre Joana D’arc.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marcone Pessoa, marcou presença na abertura do evento e destacou a importância desses momentos de formação e aprendizagem para todo o corpo docente das escolas. Ele incentivou os profissionais a aproveitarem cada momento para tirar dúvidas e colocar em prática o que será ensinado.

“Esta formação é uma oportunidade valiosa para o aprimoramento profissional de todos vocês. Aproveitem cada momento para adquirir conhecimentos, trocar experiências e esclarecer dúvidas. Acredito no potencial de cada um de vocês em transformar a educação em nossa cidade e tenho certeza de que sairemos desse evento ainda mais preparados para enfrentar os desafios do segundo semestre letivo. Contem comigo e com toda a equipe da Secretaria para apoiá-los nessa jornada”, afirmou o secretário.

Organizadora ativa do evento, a secretária executiva de Educação, Laís Cavalcante, destacou a importância da formação para a melhoria da educação em Sapé. “É um momento de acolhida aos profissionais da educação que voltam do recesso e são redirecionados para as temáticas específicas do que propõe a educação. Então essa semana será dedicada a esse momento, especialmente pelo crescimento de nossa rede de alunos. Focamos em deixar os profissionais em constante preparação para entregarmos a melhor educação que Sapé possa ofertar”, ressaltou.

Com uma programação abrangente e enriquecedora, o evento ‘Sedcet em Formação’ visa promover o diálogo e o aprimoramento pedagógico, buscando fortalecer a educação pública em Sapé. Através de momentos de aprendizado e troca de experiências, os profissionais da educação poderão se preparar para enfrentar os desafios e entregar uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino.

Confira as fotos: