Portal atualizado em: 9 de maio de 2024 às 9:40h

Eleição em Sapé define novos conselheiros tutelares para o Quadriênio 2024-2028

Início Eleição em Sapé define novos conselheiros tutelares para o Quadriênio 2024-2028

Eleição em Sapé define novos conselheiros tutelares para o Quadriênio 2024-2028

No último domingo, dia 1º de outubro, foi realizada em Sapé a eleição para escolher os cinco conselheiros tutelares que atuarão no município no quadriênio de 2024-2028. Os eleitores tiveram a oportunidade de votar em até cinco candidatos de sua escolha. Ao todo, 16 candidatos se apresentaram para concorrer às cinco vagas disponíveis. Os candidatos […]

02/10/2023 13h13 Atualizado há 7 meses atrás

Os candidatos eleitos para representar a comunidade como conselheiros tutelares foram: Joelma – 938 votos, Maria da Rua Nova – 870 votos, Lidiane Mendes – 739 votos, Cibele Sousa – 728 votos e Juliano Salles – 697 votos. A organização do processo eleitoral ficou sob responsabilidade da Prefeitura de Sapé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.

Disputa – Entre os candidatos estavam: Ana Tereza, Arlindo Apolinário, Cibele Sousa, Cláudio de Boa Vista, Evandro Silva, Fabiana Enfermeira, Irinex Enfermeiro, Joelma, José Araújo, Josilene da Barra, Juliano Salles, Lidiane Mendes, Maria da Rua Nova, Maria Helena, Matheus PUF e Neto.

O Conselho Tutelar é um órgão fundamental no sistema de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Sua principal função é zelar pelo cumprimento dos direitos dessa população, atuando em situações de vulnerabilidade e risco. Os conselheiros tutelares têm a responsabilidade de fiscalizar e intervir em casos de negligência, maus-tratos, abuso sexual, evasão escolar, entre outros problemas que afetem o bem-estar de crianças e adolescentes.

Proteção – A importância do Conselho Tutelar reside na defesa dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, garantindo-lhes proteção e oportunidades para um desenvolvimento saudável. Além disso, atua como um canal de denúncia e orientação para a comunidade, auxiliando na conscientização sobre a importância de proteger e promover os direitos das novas gerações. A eleição dos conselheiros tutelares é um processo democrático que permite que a comunidade escolha os representantes mais adequados para desempenhar esse papel crucial em sua localidade.