Portal atualizado em: 4 de julho de 2022 às 14:26h

Em Sapé, 74% dos abusos sexuais contra crianças foram praticados por conhecidos

Início Em Sapé, 74% dos abusos sexuais contra crianças foram praticados por conhecidos

Um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Sapé (Sedes) mostrou que 74% dos abusos sexuais contra crianças registrados no município foram praticados por pessoas conhecidas. Em 35% desses casos houve a participação de pessoas do núcleo familiar. Nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura faz o alerta para que as denúncias sejam feitas para os órgãos competentes.

Conforme os registros, foram notificados 27 casos de violência sexual, sendo 13 contra crianças e 14 contra adolescentes. Assim como a realidade em todo o país, a maioria das vítimas é do sexo feminino – em Sapé, foram 25 vítimas meninas e dois meninos.  No Brasil, a cada hora, quatro meninas até 13 anos são vítimas de violência sexual – abuso esse que costuma acontecer na própria residência, conforme dados do Anuário de Violência do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os números do município foram registrados pelo Conselho Tutelar entre 2020 e 2021, quando houve um aumento de 70% nas notificações referentes aos abusos. A secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, ressalta que a pasta tem desenvolvido um trabalho de conscientização da população no município, que tem orientado sobre o que é o abuso sexual e como fazer a denúncia aos órgãos apropriados. 

Além de palestras em escolas, a pasta tem divulgado material informativo nas ruas e nas redes sociais. Os conteúdos destacam as formas de abuso, como os pais devem orientar os filhos e como proceder para denunciar uma ocorrência. Porta-vozes também têm ido à imprensa local falar do assunto.  “É muito importante que as pessoas saibam que têm um papel para quebrar esse ciclo. Muitas vezes as crianças não têm como se defender e é fundamental que alguém que veja algo comunique às autoridades. Elas irão investigar e garantir a proteção à vítima”, pontuou Denise. 

Denúncia – As pessoas que presenciarem algumas das formas de violência sexual contra crianças e adolescentes podem fazer denúncia pelos números do Disque Denúncia 100 ou 123, ou podem contatar o Conselho Tutelar de Sapé pelo número (83) 9 8176-5450.

 

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade