Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Início Em Sapé, Programa ‘Criança Feliz’ atende 250 crianças em situação de vulnerabilidade social

Com mais de 250 crianças em situação de vulnerabilidade social assistidas, o Programa Criança Feliz, administrado pela Prefeitura de Sapé, interage com a família e cuidadores para apoiar e estimular o desenvolvimento dos pequenos na primeira infância. Atualmente, o projeto consiste em acompanhar as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social que possuam crianças de […]

10/02/2021 8h16 Atualizado há 3 anos atrás

Atualmente, o projeto consiste em acompanhar as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social que possuam crianças de até três anos e identificar necessidades de acesso a serviços e direitos básicos, fornecendo o apoio necessário para a assistência nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. Também é objetivo do programa fortalecer a relação entre a criança e seus cuidadores.

De forma prática, os técnicos visitam semanalmente as casas das famílias de baixa renda para acompanhar as crianças de até 3 anos. Atualmente, Sapé conta com nove colaboradores, que vão até os núcleos e desenvolvem atividades para estimular, o desenvolvimento da criança e a longo prazo, a capacitação para que essas crianças cheguem na escola com melhores condições de aprendizado, para que estudem mais e consigam vencer a pobreza – uma forma de diminuir a desigualdade social.

Recentemente, o prefeito Major Sidnei visitou a sede do projeto juntamente com a secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, avaliou formas de aperfeiçoar a ação. “Analisamos o programa, ouvimos aqueles que estão envolvidos e vamos continuar em diálogo para fazer as intervenções necessárias para melhorar a atuação do projeto, expandir seu campo de ação e desenvolver mais atividades em prol do fortalecimento dos núcleos familiares”, apontou a secretária.

O programa, que é desenvolvido pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social, tem a parceria da Prefeitura de Sapé e é executado por meio dessas visitas domiciliares. Além das crianças de até 3 anos, a ação também é voltada para aqueles que possuem até 6 anos e têm algum tipo de deficiência e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e acompanha ainda os que estão afastados do convívio familiar por conta de medidas protetivas.