Portal atualizado em: 18 de abril de 2024 às 15:58h

Início Em Sapé, projeto ‘Colo de Mãe’ desenvolve ações para redução da mortalidade materna

Em todo o mundo, 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto, de acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Nesta sexta-feira (28), Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, a Prefeitura de Sapé ressalta a importância do acompanhamento dessas mães como forma de evitar mortes de […]

28/05/2021 8h51 Atualizado há 3 anos atrás

Em todo o mundo, 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto, de acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Nesta sexta-feira (28), Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, a Prefeitura de Sapé ressalta a importância do acompanhamento dessas mães como forma de evitar mortes de gestantes ou puérperas.

Em busca de garantir que as gestantes do município tenham gravidezes saudáveis, com riscos controlados e uma rede de apoio fortalecida, a Secretaria de Desenvolvimento Social lançou recentemente o projeto ‘Colo de Mãe’, que entre outras iniciativas, orienta as gestantes, faz o encaminhamento para consultas e articula ações entre as secretarias municipais.

Conforme estimativa do Ministério da Saúde, 92% das mortes podem ser evitadas com um pré-natal adequado. Em Sapé, com a implantação do projeto, as mães recebem orientações sobre alimentação e nutrição para o período de gestação, cuidados com a higiene, importância da prática de exercícios físicos, além de cuidados com o bebê que está prestes a chegar. O programa provê ainda a alfabetização das mães e cursos de capacitação, que ajudam a garantir renda extra após a gravidez.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Denise destaca que a iniciativa também entrega para as mulheres itens importantes para o período pós-parto, como o sutiã de amamentação. “Entendemos a gravidez como um momento delicado que envolve diversos fatores e buscamos trabalhar todos eles. Além de garantir que a mulher tenha uma gestação saudável, o projeto foca em fazer que esse momento seja de aprendizado, de crescimento e uma preparação completa para a chegada de mais uma vida”, ressaltou.

Ações – Na última semana, a Prefeitura entregou cerca de 75 kits de enxoval de bebês para mulheres gestantes de Sapé. O evento também contou com palestras para as mães sobre os cuidados durante e depois da gravidez e a entrega do ‘kit gestante’.