Portal atualizado em: 26 de setembro de 2022 às 15:01h

Em Sapé, projeto ‘Tempo de Aprender’ aperfeiçoa alfabetização de alunos da rede municipal

Início Em Sapé, projeto ‘Tempo de Aprender’ aperfeiçoa alfabetização de alunos da rede municipal

Para melhorar a qualidade da alfabetização no município, a Prefeitura de Sapé tem realizado o projeto ‘Tempo de Aprender’. Um programa desenvolvido em parceria com o Governo Federal, voltado para a alfabetização dos alunos. Ele vem sendo executado em 14 escolas e conta com 19 assistentes, que atuam na zona rural e urbana.

No Dia do Estudante, comemorado nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, destaca essa iniciativa que trabalha qualificando gestores e professores, realizando ações para aprimoramento da formação pedagógica e gerencial. O projeto ainda disponibiliza materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais, a fim de aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores da alfabetização.

“Os primeiros anos da criança na escola são de fundamental importância para o decorrer de sua trajetória. É nessa fase que os educadores trabalham as habilidades educacionais e cognitivas para estimular a leitura, interpretação e escrita”, explica Marcone Pessoa, secretário da Educação.

Ele explica que trazer atividades que envolvam ações do cotidiano como estratégia para aprendizagem facilita na compreensão e entendimento da criança. Evita ainda que o profissional tenha dificuldades, já que o processo da alfabetização é longo e deve ser concluído entre 6 e 7 anos de idade.

A participação da família também tem grande relevância no processo, pois é onde deve existir a troca de informações sobre a evolução ou as dificuldades da criança.

Panorama da educação municipal – Hoje o município de Sapé conta com 38 escolas, sendo 20 na zona urbana e 18 na zona rural, em um total de 6.656 alunos. Para atender às 592 crianças da primeira infância, o município dispõe de 4 creches que funcionam em tempo integral e outras 23 que oferecem o serviço de creche porém em tempo parcial.

.

 

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade