Portal atualizado em: 28 de novembro de 2022 às 18:54h

Escolas públicas de Sapé têm semana voltada para resgate da história das Ligas Camponesas

Início Escolas públicas de Sapé têm semana voltada para resgate da história das Ligas Camponesas

A Prefeitura de Sapé promove, a partir desta segunda-feira (19), a Semana Temática das Ligas Camponesas (movimento em defesa dos trabalhadores rurais e de luta pela terra através da reforma agrária). O evento, previsto no calendário escolar deste ano, servirá para abordar este movimento durante o processo de aprendizagem dos estudantes da rede de ensino público do município. 

De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, entre a segunda (19) e a sexta-feira (23), serão realizadas atividades em que estudantes, professores e gestores da educação se reunirão com militantes sociais, entidades e instituições para relembrar fatos sociais e pessoas que fizeram parte da história e do território rural de Sapé, no período em que surgiu as Ligas Camponesas. 

O evento será organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação Popular (GEPMSEP). Conforme a Secretaria de Educação, outros municípios que participaram do movimento, como Mari, Sobrado e Riachão do Poço, também serão abordados na semana temática.   

Titular da pasta, Fernanda Mendes ressalta que a Semana Temática fortalecerá o sentimento e a consciência coletiva das novas gerações a respeito da importância das Ligas Camponesas para a história de Sapé.

“Sapé teve um papel muito importante no processo de luta pela garantia dos direitos dos camponeses paraibanos. Essa história faz parte da identidade do município e precisa sempre ser recontada e revivida para que as gerações não esqueçam, mas sejam sempre lembradas da força e garra de seu povo”, garantiu.

Semana Temática – A programação contará com encontros onde serão relembrados os personagens e fatos da história local e nacional que foram marcantes para a vida do homem do campo e para a luta pela liberdade.

Ligas Camponesas – As Ligas Camponesas foi um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950. A Liga Camponesa de Sapé surgiu como uma tentativa de conscientização dos camponeses a se organizarem, para que unidos pudessem lutar contra os abusos praticados pelos proprietários de terra. A princípio, se constitui como associação de caráter beneficente, cujo objetivo era auxiliar os camponeses e depois acabou se tornando símbolo de movimento de resistência.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade