Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 11:33h

Início Exposição “Carnaval das Ala Ursas” já pode ser visitada pelos sapeenses

Exposição “Carnaval das Ala Ursas” já pode ser visitada pelos sapeenses

A exposição “Carnaval das Ala Ursas” está à disposição de toda população de Sapé para visitação e pode ser apreciada no Pavilhão Central até dia 20 de fevereiro. A ação, que acontece pela primeira vez na cidade, é uma parceria entre a Secretaria Executiva de Cultura, Esporte e Turismo e a Associação das Ala Ursas […]

12/02/2021 17h43 Atualizado há 1 ano atrás

A exposição “Carnaval das Ala Ursas” está à disposição de toda população de Sapé para visitação e pode ser apreciada no Pavilhão Central até dia 20 de fevereiro. A ação, que acontece pela primeira vez na cidade, é uma parceria entre a Secretaria Executiva de Cultura, Esporte e Turismo e a Associação das Ala Ursas Independentes de Sapé, que em virtude da pandemia do novo coronavírus precisou suspender os festejos carnavalescos para combater aglomerações e minimizar os riscos de contaminação por covid-19.

Aos que visitarem a exposição “Carnaval das Ala Ursas” apreciarão um resgate do carnaval que tradicionalmente é praticado no município de Sapé. “Fantasias, estandartes, troféus, ursos, baterias, e alegorias de todas as agremiações que formalizaram os concursos realizados na cidade estão expostos. Além de outros objetos que estão à disposição dos visitantes e muitas informações sobre a história das agremiações e das personalidades que compõe o carnaval da cidade”, afirmou o secretário de Cultura, Kelson Ricardo.

O secretário responsável pela pasta ressalta que a exposição é uma ação importante, que visa fomentar a cultura popular do município de Sapé, mostrando que a cultura popular está viva e, que a partir da gestão do prefeito Major Sidney, pode resgatar, realizar, inovar e dar credibilidade e profissionalização a todos os segmentos. “A exposição marca uma nova era e nova cultura para nosso município, mostrando o quanto a gente veio para mudar a realidade da nossa cultura e já está dando um impacto grande a nossa cidade, pois quando a estrutura estava sendo montada as pessoas já estavam parando para ver o que teríamos ali e isso é gratificante. Isso move a questão turística do nosso município”, declarou.

Para o prefeito de Sapé, Major Sidney a exposição é uma forma de valorizar a cultura e o amor do povo de Sapé pelos festejos carnavalescos. “Não poderíamos deixar de enaltecer o talento, a paixão da nossa população pelas festas de carnaval e a exposição é uma forma de reconhecimento. Nosso objetivo é seguir com esse projeto anualmente para fazer com que os festejos de carnaval tenha sua história entrelaçada com o novo tempo que Sapé está vivendo”, enfatizou.

História – As alas ursas de Sapé têm uma tradição muito antiga, onde no passado se chamavam ursos que saiam pelas ruas cidade. Atualmente é uma agremiação, onde cada bairro tem a sua representação, que vai de 80 a 150 componentes. “O que vemos é uma paixão imensa de cada bairro que ensaia e sai arrastando a população de cada bairro pelas ruas da cidade”, contou o secretário de Cultura do Município.

Há cinco anos a Associação Carnavalesca de Ala Ursas Independentes de Sapé foi criada, com a finalidade de ser uma referência. “Hoje, como secretário executivo, sou presidente da associação e resgatamos a tradição do nosso carnaval que estava apagada. Hoje as ala ursas são referência na Paraíba em termos de festividade, da arena que construímos para o concurso das alas ursas e muito mais. Sapé hoje respira as ala ursas. Sapé não tem mais bloco, escolas de samba, todas as agremiações são ala ursas de Sapé”, relatou.