Portal atualizado em: 22 de outubro de 2021 às 11:53h

Exposição “Carnaval das Ala Ursas” já pode ser visitada pelos sapeenses

Início Exposição “Carnaval das Ala Ursas” já pode ser visitada pelos sapeenses

A exposição “Carnaval das Ala Ursas” está à disposição de toda população de Sapé para visitação e pode ser apreciada no Pavilhão Central até dia 20 de fevereiro. A ação, que acontece pela primeira vez na cidade, é uma parceria entre a Secretaria Executiva de Cultura, Esporte e Turismo e a Associação das Ala Ursas Independentes de Sapé, que em virtude da pandemia do novo coronavírus precisou suspender os festejos carnavalescos para combater aglomerações e minimizar os riscos de contaminação por covid-19.

Aos que visitarem a exposição “Carnaval das Ala Ursas” apreciarão um resgate do carnaval que tradicionalmente é praticado no município de Sapé. “Fantasias, estandartes, troféus, ursos, baterias, e alegorias de todas as agremiações que formalizaram os concursos realizados na cidade estão expostos. Além de outros objetos que estão à disposição dos visitantes e muitas informações sobre a história das agremiações e das personalidades que compõe o carnaval da cidade”, afirmou o secretário de Cultura, Kelson Ricardo.

O secretário responsável pela pasta ressalta que a exposição é uma ação importante, que visa fomentar a cultura popular do município de Sapé, mostrando que a cultura popular está viva e, que a partir da gestão do prefeito Major Sidney, pode resgatar, realizar, inovar e dar credibilidade e profissionalização a todos os segmentos. “A exposição marca uma nova era e nova cultura para nosso município, mostrando o quanto a gente veio para mudar a realidade da nossa cultura e já está dando um impacto grande a nossa cidade, pois quando a estrutura estava sendo montada as pessoas já estavam parando para ver o que teríamos ali e isso é gratificante. Isso move a questão turística do nosso município”, declarou.

Para o prefeito de Sapé, Major Sidney a exposição é uma forma de valorizar a cultura e o amor do povo de Sapé pelos festejos carnavalescos. “Não poderíamos deixar de enaltecer o talento, a paixão da nossa população pelas festas de carnaval e a exposição é uma forma de reconhecimento. Nosso objetivo é seguir com esse projeto anualmente para fazer com que os festejos de carnaval tenha sua história entrelaçada com o novo tempo que Sapé está vivendo”, enfatizou.

História – As alas ursas de Sapé têm uma tradição muito antiga, onde no passado se chamavam ursos que saiam pelas ruas cidade. Atualmente é uma agremiação, onde cada bairro tem a sua representação, que vai de 80 a 150 componentes. “O que vemos é uma paixão imensa de cada bairro que ensaia e sai arrastando a população de cada bairro pelas ruas da cidade”, contou o secretário de Cultura do Município.

Há cinco anos a Associação Carnavalesca de Ala Ursas Independentes de Sapé foi criada, com a finalidade de ser uma referência. “Hoje, como secretário executivo, sou presidente da associação e resgatamos a tradição do nosso carnaval que estava apagada. Hoje as ala ursas são referência na Paraíba em termos de festividade, da arena que construímos para o concurso das alas ursas e muito mais. Sapé hoje respira as ala ursas. Sapé não tem mais bloco, escolas de samba, todas as agremiações são ala ursas de Sapé”, relatou.

 

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support