Portal atualizado em: 18 de abril de 2024 às 15:58h

Início Hemocentro está com baixo estoque de sangue; Prefeitura de Sapé disponibiliza veículo para fazer transporte e incentivar doações

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas e ajudar pacientes com doenças crônicas, além de casos de cirurgias de grande porte e acidentes graves. Como forma de incentivar o ato, a Prefeitura de Sapé passou a disponibilizar um veículo para transportar interessados até o Hemocentro de João Pessoa. Desde julho, o Hemocentro […]

08/09/2021 10h32 Atualizado há 3 anos atrás

Desde julho, o Hemocentro está em alerta vermelho com estoque de sangue 30% abaixo do mínimo. O órgão necessita de 200 doações por dia para manter um estoque suficiente para atender às unidades hospitalares e unidades de pronto atendimento (UPAs).

De acordo com o secretário de Saúde, David Roberto, a iniciativa é uma forma de incentivar as pessoas que têm o desejo de doar sangue, mas não possuem veículo para ir até a capital, onde acontece a coleta e armazenamento do material.

“Um dos empecilhos que impedem as pessoas de Sapé de doarem sangue é chegar até o local. Com esse programa, diminuímos as barreiras e facilitamos o caminho de um doador em potencial até o Hemocentro. Cada pessoa que conseguimos é uma grande vitória, pois através daquela doação, vidas serão salvas”, apontou.

David ressalta que para ter direito ao transporte até o Hemocentro, é necessário ir até a Secretaria de Saúde e comunicar o interesse em fazer a doação. A equipe responsável faz o agendamento para que a viagem ocorra de forma segura e conforme a disponibilidade do interessado.

O que precisa para ser doador de sangue:

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado;
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
  • Para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;
  • Quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar 12 meses após a realização do procedimento, enquanto a endoscopia, após seis meses;
  • Candidatos à doação que tiveram Covid-19 estando totalmente sem sintomas da doença podem doar sangue 30 dias após a cura;
  • Já a vacina contra a covid-19 da Astrazeneca impede a doação por sete dias e da Cononavac por 48h.