Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 10:27h

Início A Prefeitura Hospital Dr. Sá Andrade tem sistema de regulação interna que garantiu mais de três mil atendimentos

O serviço do Núcleo Interno de Regulação (NIR), implantado pela Prefeitura de Sapé, no Hospital Sá Andrade vem garantindo assistência a saúde da população no tempo oportuno, regulando o acesso do usuário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da identificação da necessidade de cada pessoa, são definidos o melhor local e […]

31/03/2022 12h25 Atualizado há 2 anos atrás

O serviço do Núcleo Interno de Regulação (NIR), implantado pela Prefeitura de Sapé, no Hospital Sá Andrade vem garantindo assistência a saúde da população no tempo oportuno, regulando o acesso do usuário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da identificação da necessidade de cada pessoa, são definidos o melhor local e a melhor data para o procedimento. Em um ano de implantação, a iniciativa já registrou 3.041 regulações.

“O NIR no hospital é indispensável e de extrema importância. Todo hospital de referência hoje tem um serviço desse, que temos hoje. Os hospitais que ainda não têm estão implantando. Em Sapé, a regulação é feita por enfermeiros que possuem um olhar clínico e juntamente com o médico realiza todo o processo. Essa foi mais uma ação desse governo que vem dando certo e garantindo um melhor atendimento à população”, destacou o secretário de Saúde, David Roberto.

O secretário explicou ainda que um núcleo de regulação beneficia os gestores de saúde ao evidenciar onde existe a maior demanda por atendimento. As informações geradas pelo sistema, segundo ele, norteiam ações estratégicas para resolver os gargalos e diminuir as filas de espera.

Entre as funções do NIR no Sá Andrade estão: reitera vaga diariamente no sistema estadual; liga pro sistema; aciona o enfermeiro da transferência; aciona o motorista; envia ficha e documentos para o Sistema de Regulação (SISREG); liga pra os hospitais de referência; retira do SISREG pós óbito e após alta hospitalar; faz os agendamentos dos exames marcados dos pacientes internos; solicita exames em hospitais de referência caso necessário; envia e-mail diretamente via Núcleo Interno de Regulação (NIR); ver a disponibilidade de leitos no hospital; e faz a transferência setorial conforme necessidade.

Relatório Anual das Regulações:

Vagas de UTI cedida: 132

Vagas Clínicas: 75