Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Levantamento do TCE: Sapé ocupa 5º lugar em ranking de transparência na Paraíba

Início Levantamento do TCE: Sapé ocupa 5º lugar em ranking de transparência na Paraíba

Levantamento do TCE: Sapé ocupa 5º lugar em ranking de transparência na Paraíba

Sapé ocupa o 5º lugar no ranking de portais da transparência da Paraíba, conforme levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Entre os 223 municípios, Sapé está à frente de cidades como Campina Grande, Santa Rita e Patos. A avaliação é feita conforme relatório gerado pela Robô Turmalina, que utiliza Inteligência Artificial para […]

25/02/2023 9h03 Atualizado há 1 ano atrás

A avaliação é feita conforme relatório gerado pela Robô Turmalina, que utiliza Inteligência Artificial para analisar os Portais de Transparência e avaliar informações referentes a despesas, receitas, contratos, licitações, pessoal, convênios e leis, gerando relatórios que auxiliam no acompanhamento da gestão.

Ocupando a 5ª posição no ranking, Sapé fez 415 pontos, correspondentes a 76,15%. Na Prefeitura, o trabalho foi coordenado pela Controladoria do Município, que realizou uma mobilização entre as Secretarias em busca de levantar os dados relevantes para a população e inseri-los na plataforma. Informações de licitações, contratos, obras públicas e cartas de serviços foram unificadas e disponibilizadas no site.

“Fizemos um trabalho interno e de parceria entre as secretarias e continuamos nessa prática de sempre solicitar informações para que sejam disponibilizadas no portal e fiquem à disposição da população”, ressaltou a titular da Controladoria, Martha Melquíades.

Um levantamento feito em 2013 pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) apontava que o município tinha 0,36 de transparência, em uma escala de 0 a 10, sendo o pior índice entre as 10 maiores cidades da Paraíba, sendo elas João Pessoa; Cabedelo; Campina Grande; Patos; Cajazeiras; Guarabira; Santa Rita; Sousa e Bayeux. Dessas, atualmente apenas João Pessoa e Sapé estão entre as cinco mais transparentes.

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, celebrou a posição do município e destacou o trabalho em equipe para conseguir o resultado. “É um marco para nós e também reflete o trabalho desenvolvido por todas as pastas. A gestão deve ser transparente e efetiva, e esse tem sido nosso esforço para trazer as informações à população. Vamos melhorar ainda mais e aperfeiçoar os dados”, disse.

Os municípios que ocupam as cinco primeiras posições são: João Pessoa (1º), Condado (2º), Livramento (3º) e Camalaú (4º) e Sapé (5º).