Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 12:39h

Início Maio Laranja: Prefeitura de Sapé realiza mobilização de combate ao abuso e à exploração sexual infantil

Secretaria de Desenvolvimento Social

No dia 18 de maio, a Prefeitura de Sapé realizou um encontro especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. A ação, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município, reuniu representantes de diversos setores da sociedade em uma mobilização pela proteção das crianças e adolescentes. Inicialmente programada […]

19/05/2023 11h37 Atualizado há 11 meses atrás

Inicialmente programada como uma caminhada pelas ruas da cidade, a ação precisou ser adaptada devido ao tempo chuvoso. O encontro foi fixado na Praça de Eventos Dr. João Úrsulo, onde foram montadas tendas de apoio para a distribuição de panfletos educativos, lanches e apresentações de fantoches interativos. No palco principal, palestras educativas sobre o tema foram realizadas, abordando questões essenciais para a conscientização e prevenção.

Uma das grandes participações do evento foram as crianças e adolescentes dos programas socioassistenciais do município, que se apresentaram nos segmentos de arte e luta, demonstrando talento e força. Além disso, houve um momento de homenagem às crianças que foram vítimas de violência, reforçando o compromisso em buscar justiça e proteção para todas as vítimas.

O encontro contou com a presença de representantes do poder público municipal, órgãos responsáveis pela defesa das crianças e adolescentes, além de pais e membros da comunidade em geral. Denise Ribeiro, secretária de Desenvolvimento Social, destacou a importância de estar atento e informado sobre as diferentes formas de abuso e exploração sexual infantil.

“Criar um ambiente seguro e acolhedor para nossas crianças, incentivando o diálogo aberto, é crucial para identificar precocemente situações de vulnerabilidade. Contem conosco nessa luta! Juntos, podemos garantir uma infância saudável e livre de abusos. A segurança e o bem-estar de nossas crianças são responsabilidade de todos nós”, disse ela, enfatizando o compromisso da Secretaria em apoiar essa causa.

As ações do projeto “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” continuarão acontecendo ao longo de todo o mês de maio, conhecido como Maio Laranja, dedicado à conscientização, responsabilidade, proteção e enfrentamento à violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Denúncia – Para denunciar casos de abuso sexual ou suspeitas, a população pode entrar em contato com o Disque 100 ou 123. Essas linhas diretas permitem fazer denúncias anonimamente, sem a necessidade de identificação do denunciante. Essa atitude pode quebrar o ciclo de abuso e impedir que mais vítimas sofram nas mãos de seus agressores.

Confira as fotos: