Portal atualizado em: 19 de outubro de 2021 às 8:42h

Início A Prefeitura Major Sidnei participa de reunião para discutir implantação de Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, e o procurador do Município, Aderbal Villar, participaram nesta sexta-feira (9) de uma reunião para discutir a instalação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba (Uniseg). A proposta apresentada garante a formação de uma cooperação entre municípios para integrar forças de segurança pública, o que pode garantir a implantação de uma Secretaria de Segurança e de uma Guarda Civil Municipal.

“Fomos apresentados e esse projeto que visa o fortalecimento da segurança pública nos municípios. Podemos conhecer de perto como funciona essa realidade e debater um pouco sobre políticas públicas de segurança e tecnologia para implantação da guarda municipal naqueles municípios que aderirem ao consórcio”, destacou o prefeito de Sapé que tem 23 anos de experiência em segurança pública.

De acordo com o Major Sidnei, o encontro teve como objetivo observar as condições para incluir o município de Sapé no Consórcio e consequentemente na Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social adotando o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) como integrante estratégico.

“Caso isso se concretize, teremos a responsabilidade pela atuação na segurança pública e defesa social, através da implementação de programas, ações e projetos nos limites da nossa competência se adequando a Lei 13.675/18 podendo, para tanto, estruturar e organizar nossa área de segurança pública. Dessa forma, o município de Sapé pode ser apoiado pelo estado e a União através de transferência de recursos de diferentes ordens e fontes”, observou o prefeito.

Para o Major Sidnei, é importante que o município de Sapé tenha uma segurança pública local pautada pela defesa da dignidade da pessoa humana, com valorização e respeito à vida e à cidadania, assegurando atendimento humanizado a todas as pessoas, combatendo a criminalização da pobreza, da juventude, dos movimentos sociais e seus defensores, valorizando e fortalecendo a cultura de paz.