Portal atualizado em: 6 de dezembro de 2022 às 10:18h

Major Sidnei visita terra em que Augusto dos Anjos morreu e participa de Semana Cultural

Início Major Sidnei visita terra em que Augusto dos Anjos morreu e participa de Semana Cultural

Major Sidnei visita terra em que Augusto dos Anjos morreu e participa de Semana Cultural

PROCON MunicipalProcuradoria Geral do MunicípioSecretaria de Desenvolvimento SocialSecretaria de Educação, Cultura, Esporte e TurismoSecretaria de FinançasSecretaria de Meio Ambiente e InfraestruturaSecretaria de Mobilidade UrbanaSecretaria de PlanejamentoSecretaria de Saúde

Autor: Assessoria

Major Sidnei visita terra em que Augusto dos Anjos morreu e participa de Semana Cultural

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, vai até Leopoldina, em Minas Gerais, nesta quinta-feira (17) participar da Semana Augusto dos Anjos. Ele é o primeiro gestor a ir até a cidade mineira, que foi o local em que o poeta sapeense passou os últimos meses antes de sua morte, em 1914, que também aconteceu no […]

17/11/2022 7h45 Atualizado há 3 semanas atrás

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, vai até Leopoldina, em Minas Gerais, nesta quinta-feira (17) participar da Semana Augusto dos Anjos. Ele é o primeiro gestor a ir até a cidade mineira, que foi o local em que o poeta sapeense passou os últimos meses antes de sua morte, em 1914, que também aconteceu no município. 

A comitiva de Sapé até Minas Gerais conta ainda com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Sedcet), Marcone Pessoa, e o diretor de Fomento Cultural e também diretor do Memorial Augusto dos Anjos, Aderaldo Elias. Eles irão participar da programação, que conta com palestras, apresentações musicais, concurso de poesia, visita ao museu e passeio pela cidade em que Augusto dos Anjos viveu.

O convite para participar da agenda foi feito pelo prefeito da cidade anfitriã, Pedro Augusto Junqueira, junto com a Secretaria de Cultura e Turismo de Leopoldina. Major Sidnei destacou a importância de conhecer mais da trajetória do artista e explorar o local onde ele passou seus últimos dias. 

“Para mim, é motivo de muita honra e alegria poder visitar Leopoldina e fazer essa conexão tão interessante, já que Sapé é a terra em que Augusto dos Anjos nasceu e iniciou sua trajetória artística. Com certeza vamos estreitar esse laço e fomentar ainda mais a cultura e história de nossas cidades. Temos muito a desenvolver juntos”, pontuou. 

Assim como em Sapé, o poeta deixou algumas obras na cidade, e a casa em que morou nesse período também se transformou em um museu. Ele é o patrono da Academia Leopoldinense de Letras e Artes e anualmente, a Prefeitura celebra sua contribuição para a arte local com uma série de atividades que envolvem arte, poesia e cultura. Iniciada em 1990, essa é a 32ª edição da Semana Cultural Augusto dos Anjos.

 

Confira a programação:

 

Quarta-Feira – 16/11 – 19:00

Local: Museu Espaço dos Anjos

Solenidade de Abertura

Discursos das Autoridades

Apresentação do Conservatório de Música Lia Salgado

Coquetel 

 

Quinta-feira – 17/11 – 19:00

Local: Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira

Palestras:

Rafael Loche – “Vida e obra de Augusto dos Anjos”

 

Leonardo Gonçalves Ferreira – “A importância do Museu Espaço dos Anjos na organização patrimonial de Cidade e contribuição do seu idealizador Luiz Rafael Domingues”

 

Sexta-feira – 18/11 – 19:00 

Local: Conservatório Musical Lia Salgado

Apresentação musical:

Adriano Tavares – “Concerto” 

Palestra: 

Ronaldo Werneck – “Centenário da Semana de Arte Moderna: 1922-2022”

 

Sábado – 19/11 – 14:00

Local de saída: Museu Espaço dos Anjos

City tour – “Caminhos de Augusto”_ um passeio a pé por ruas e logradouros por onde caminhava o Poeta.

 

Sábado – 19/11 – 19:00

Local: Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira

Final do Concurso de Poesia, entrega de prêmios e apresentação de intérpretes

 

Domingo – 20/11 – 09:00 

Local: Praça Félix Martins

Apresentação musical:

Banda Santíssima Trindade

 

Sarau literário:

“Ecos de Augusto”


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade