Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 9:20h

Início No Dia Mundial de Combate à Raiva, Prefeitura de Sapé promove vacinação na Praça de Evento

No Dia Mundial de Combate à Raiva, celebrado nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Sapé destaca a importância de vacinar gatos e cachorros, contra essa doença que também afeta humanos e pode levar à morte. Neste dia, vai haver vacinação para os pets na Praça de Eventos, das 17 às 20 horas.   A Secretaria […]

27/09/2023 13h24 Atualizado há 7 meses atrás

A Secretaria Municipal de Saúde de Sapé vacinou até agora 5.246 animais, sendo 3.683 cães e 1.563 gatos. A campanha de vacinação será encerrada no dia 30 de setembro.

A vacina antirrábica é a forma de controle e prevenção da doença da raiva, que acomete animais domésticos não vacinados e expostos a ambientes com zoonose ativa.

“A vacinação é um cuidado necessário, pois zelar pelos animais é também uma questão de saúde pública. A gestão municipal tem esse cuidado com os animais e com a população. Essa imunização antirrábica de cães e gatos ajuda a controlar o vírus, diminuindo drasticamente os índices de infecção e morte”, observou o prefeito Major Sidnei.

Segundo a secretária de Saúde, Franci Araújo, os tutores devem garantir a vacinação do seu pet. “Precisamos garantir o maior número possível de vacinação, pois assim estaremos garantindo a saúde de todos”, disse.

Raiva – A raiva é uma zoonose causada por um vírus que infecta animais domésticos e selvagens, e se transmite às pessoas pelo contato com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões. Os cães são os principais transmissores da raiva às pessoas no mundo. A doença chega a ser fatal em quase 100% dos casos. Os dados são do Ministério da Saúde.