Portal atualizado em: 19 de outubro de 2021 às 19:35h

Início Operação fecha bares e faz alerta a população sobre aumento dos casos de covid-19 em Sapé

Uma operação conjunta realizada nas noites de sexta (19), sábado (20) e domingo (22) em Sapé resultou no fechamento de quatro bares por descumprimento às normas de segurança estabelecidas pelo decreto 2855/2021 para conter o avanço da covid-19 no município. A operação foi realizada pelo Comitê Covid-19, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Trânsito (SMTRANS), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Secretaria de Meio Ambiente.

Na sexta e no sábado, os fiscais encontraram bares e restaurantes atendendo as determinações estabelecidas no município. Apenas foi constatada uma aglomeração no bairro de Bela Vista, onde pessoas sem máscaras participavam de um bingo que foi encerrado imediatamente e o dinheiro devolvido aos participantes. Nessas noites não foram registradas multas ou fechamento de estabelecimentos.

Já no domingo, a operação teve que determinar o fechamento de quatro bares que se encontravam com a documentação de funcionamento irregular e que também estavam permitindo aglomeração de pessoas, além de não garantirem o fornecimento de álcool em gel para os clientes.

A Prefeitura de Sapé já havia realizado uma operação no município de alerta sobre as normas sanitárias. Na ocasião, o secretário de Trânsito do município, Sargento Monteiro, explicou que naquele momento a operação teve um foco maior na educação e orientação para que os comerciantes exigissem o uso de máscara, disponibilizasse álcool em gel e respeitasse o distanciamento social no seu estabelecimento.

Na sua primeira atuação, a fiscalização constatou o total descumprimento as normas sanitárias. Conforme o secretário, foram constatadas pessoas sem máscara e sem respeitar o distanciamento social e diversos estabelecimentos. “Além do mais, alguns estabelecimentos estavam praticamente lotados, ou seja, causando aglomeração. Nosso papel nesse primeiro momento foi o de alertar, de educar para que não aconteça mais esse descumprimento as normas de segurança”, afirmou.

Aumento de casos – O último Boletim Epidemiológico mostra Sapé com 1.767 casos confirmados, 1.464 casos recuperados e 70 mortes. O município encontra-se na bandeira laranja dentro do Plano Novo Normal do Governo do Estado. Diante do aumento de casos, o prefeito Major Sidnei editou decreto com medidas restritivas e iniciou ações educativas em vários pontos da cidade.