Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 9:20h

Outubro Rosa: Prefeitura de Sapé disponibiliza consultas e exames para mulheres

Início Outubro Rosa: Prefeitura de Sapé disponibiliza consultas e exames para mulheres

Outubro Rosa: Prefeitura de Sapé disponibiliza consultas e exames para mulheres

A Secretaria de Saúde de Sapé está oferecendo consultas e exames para mulheres, em alusão à campanha do ‘Outubro Rosa’, em todas as Unidades Básicas de Saúde. No dia 24 de outubro, a gestão municipal realiza um ‘Dia D’ quando serão oferecidos exames de mamografia, ultrassonografia, tipagem sanguínea, vacinação e citológico. O mutirão acontecerá em […]

05/10/2023 11h22 Atualizado há 7 meses atrás

A Secretaria de Saúde de Sapé está oferecendo consultas e exames para mulheres, em alusão à campanha do ‘Outubro Rosa’, em todas as Unidades Básicas de Saúde. No dia 24 de outubro, a gestão municipal realiza um ‘Dia D’ quando serão oferecidos exames de mamografia, ultrassonografia, tipagem sanguínea, vacinação e citológico. O mutirão acontecerá em frente a Policlínica Municipal Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, com participação de um mastologista.

De acordo com a secretária de Saúde, Franci Araújo, também estão sendo oferecidas orientações sobre o câncer de mama nos CAPS e em toda a rede de serviços da saúde do município. Dentro da programação, as mulheres de Sapé terão a disposição consultas com mastologista e ginecologista nos dias 20 e 28 de outubro.

“Buscamos garantir exames que contemplam a saúde da mulher como um todo, e também munir essas mulheres de informação, para que se cuidem e saibam identificar sinais que algo que precisa de atenção como é o caso do câncer de mama”, destacou a secretária Franci Araújo, afirmando que as ações têm como objetivo fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce, além de desmistificar conceitos em relação à doença.

Em 2023 – Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o Brasil terá esse ano uma incidência de 73.610 novos casos de câncer de mama com 17.825 óbitos. Na Paraíba, o número de novos casos da doença será de 1.180, sendo 210 em João Pessoa.