Portal atualizado em: 19 de outubro de 2021 às 8:42h

Pacientes de média e alta complexidade de Sapé contam com rede de transporte municipal; em 6 meses 2,1 mil usuários foram beneficiados

Início Pacientes de média e alta complexidade de Sapé contam com rede de transporte municipal; em 6 meses 2,1 mil usuários foram beneficiados

Pacientes de média e alta complexidade do município de Sapé, que realizam tratamento de saúde em João Pessoa, contam com a assistência da Prefeitura para realizar o transporte seguro e eficiente até à Capital. São 11 veículos à disposição da população, sendo nove carros e dois ônibus. Em seis meses, 2,1 mil usuários foram beneficiados com o serviço, de acordo com registros da Secretaria de Saúde.

São pacientes que precisam realizar hemodiálises, quimioterapia e outros procedimentos periódicos, além dos que necessitam de algum exame mais avançado ou consulta com um especialista específico. “Nesses casos, o município além de referenciar a rede de saúde de João Pessoa – destinando um aporte de recursos mensal para o atendimento desses pacientes – também garante o transporte digno à nossa gente”, afirmou o secretário municipal de Saúde, David Roberto.

Ele explicou que, conforme a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), a responsabilidade dos municípios é garantir a assistência à saúde básica – consultas em Unidades de Saúde da Família, com especialistas e exames laboratoriais e de imagem básicos. As cidades maiores já possuem estrutura e recursos para assistência mais especializada – média complexidade – e os Estados e a União, a alta complexidade – procedimentos cirúrgicos avançados, atendimento de traumas e terapias especializadas – hemodiálise e tratamento oncológico, por exemplo.

“Por isso, é importante que o município além de fortalecer nossa rede, tenha também condições de oferecer um transporte eficiente para as pessoas que precisam se deslocar para realizar algum atendimento em saúde. De janeiro até junho deste ano, foram feitas cerca de 800 viagens até a Capital paraibana, beneficiando 2,1 mil sapeenses”, ressaltou.

O município ampliou a quantidade de veículos para essa finalidade, disponibilizando, desde maio, mais cinco carros para essa finalidade. Agora, 11 veículos realizam o transporte.

Reserva – Para utilizar o veículo da Prefeitura, o usuário ou alguém que o represente deve se dirigir à Secretaria de Saúde, procurar o subgerente de Transporte, Romário Barbosa, informar o local e horário e fazer a reserva.

“Nosso diferencial é a organização, o atendimento humanizado e todo o cuidado que temos com os pacientes. É nosso papel fazer o que está ao nosso alcance para uma experiência agradável, uma vez que muitas dessas pessoas estão lidando com algum problema de saúde. Um serviço humanizado faz toda a diferença nesse processo”, pontua.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support