Portal atualizado em: 19 de outubro de 2021 às 8:42h

Prefeito de Sapé parabeniza líder camponesa Elizabeth Teixeira pelos 96 anos de vida e luta

Início Prefeito de Sapé parabeniza líder camponesa Elizabeth Teixeira pelos 96 anos de vida e luta

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, prestou homenagens a Líder Camponesa Elizabeth Teixeira, que neste sábado (13), celebra 96 anos de idade, uma vida que se entrelaça com a história do município de Sapé. “Hoje todas as homenagens são destinadas a Elizabeth Teixeira, mulher que é sinônimo de resistência, luta e força em prol das causas sociais. Ela foi um dos grande nomes das Ligas Camponesas e seguiu na luta após o assassinato do seu marido João Pedro Teixeira”, declarou.

Para o Major Sidnei, a luta da aniversariante do dia deve ser lembrada como exemplo para todos àqueles que atuam na busca por um mundo mais justo e igualitário. “A líder camponesa tinha todos os movitos para desistir da sua batalha, sobretudo, após a morte do seu esposo. Mas, sempre reconheceu a sua missão e seguiu buscando melhoria para vida dos camponeses. Muito do que se vive no campo atualmente é fruto da dedicação de Elizabeth Teixeira”, declarou o gestor.

História – Trabalhadora rural e ativista brasileira, Elizabeth Teixeira nasceu no município de Sapé no ano de 1925. Casou com o trabalhador sem terra João Pedro Teixeira, enfrentando a família de pequenos proprietários. Em 1962, após o assassinato do seu companheiro, Elizabeth Teixeira assumiu a liderança da Liga Camponesa no município de Sapé. Chegou a ser presa por diversas vezes, viveu a dor da perda da filha mais velha que cometeu suicídio por acreditar que a mãe havia tido o mesmo destino que o pai. Na época do golpe militar, em 1964, Elizabeth Teixeira viveu clandestinamente adotando outro nome e se refugiando em um município do Rio Grande do Norte. Em 1981, foi encontrada pelo cineasta Eduardo Coutinho e passou a morar em João Pessoa, em uma casa que ganhou de Coutinho.

Elizabeth Teixeira já foi homenageada com o Diploma Bertha Luiz e a Medalha Epitácio Pessoa. A casa onde viveu com João Pedro, em Sapé, foi tombada e atualmente abriga o Memorial das Ligas Camponesas.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support