Atualizado em: 6 de maio de 2021 às 15:00h
Encontre o que você precisa aqui:

Prefeitura alerta sobre perigo de nova cepa do coronavírus e destaca que apenas 32,39% dos sapeenses cumprem isolamento

Início Prefeitura alerta sobre perigo de nova cepa do coronavírus e destaca que apenas 32,39% dos sapeenses cumprem isolamento

Sapé passou a ser classificada como um município com bandeira vermelha, conforme avaliação feita pelo Governo do Estado no Plano do Novo Normal Paraíba estabelecido na última sexta-feira (5), no enfrentamento ao novo coronavírus. Com a nova análise, a cidade precisa de medidas ainda mais severas para reduzir os casos da covid-19 na região. Atualmente, apenas 32,39% das pessoas obedecem ao isolamento social e a gestão municipal destaca que esse percentual precisa aumentar para evitar a proliferação do vírus, que conta com nova cepa ainda mais letal.

A gerente de vigilância em Saúde em Sapé, Francileide Maria, explica que a mudança de bandeira ocorre após o aumento dos indicadores nos quais a Secretaria de Saúde do Estado se baseia para estabelecer a classificação. Neste momento, Sapé tem índices alarmantes que devem ser levados a sério pela população.

“O povo de Sapé precisa se engajar nos cuidados sanitários e respeitar as medidas já previstas pelas autoridades de Saúde do município e do estado. Precisamos impedir o avanço da transmissão do novo coronavírus, principalmente da nova cepa, que tem uma capacidade de propagação muito maior, além de ser mais agressiva”, apontou.

De acordo com Francileide, a nova variante do vírus que já circula pelo Brasil é capaz de contaminar uma pessoa em 20 minutos – metade do tempo que vírus da covid-19 levava no começo. “Essa cepa também tem uma evolução do quadro clínico muito mais rápida, levando os pacientes à morte de forma muito mais veloz. É ainda mais perigoso”, pontua.

Ainda conforme os dados divulgados pelo Governo do Estado, enquanto a rede hospitalar na região de Sapé tem 87,14% de ocupação, apenas 32,39% das pessoas obedecem ao isolamento social, quando o esperado pelas autoridades é adesão de pelo menos 70% da população. Na cidade, a taxa de letalidade do coronavírus é 4,06%. Seguir as orientações neste momento é fundamental para evitar o colapso da Saúde e reduzir as mortes pelo vírus no município.

“A situação já está muito complicada, mas pode ficar ainda pior, por isso é fundamental que exista uma conscientização coletiva de que os cuidados são realmente necessários para passarmos por esse momento. O poder público vem agindo, mas a luta é de toda a comunidade”, ressaltou.

Medidas mais rígidas – Neste final de semana, o prefeito Major Sidnei se reuniu com o Comitê de Combate à Covid-19 e definiu que será divulgado, em breve, um novo decreto para o município de Sapé, dessa vez com medidas mais rígidas para o controle e redução dos casos de coronavírus. Segundo o gestor, é necessário adotar medidas mais restritivas, ampliar as ações educativas, implantar pontos de higienização pela cidade e fazer sanitização de espaços públicos.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support