Portal atualizado em: 18 de outubro de 2021 às 13:00h

Prefeitura cortou gastos, pagou salário em dia, abriu Centro para tratamento da covid e dialogou com população sobre novo decreto

Início Prefeitura cortou gastos, pagou salário em dia, abriu Centro para tratamento da covid e dialogou com população sobre novo decreto

Há um mês como prefeito de Sapé, Major Sidnei Paiva, implementou diversas medidas para minimizar os prejuízos deixados pela administração anterior. Entre as ações, estão o pagamento dos servidores em dia, o corte de no mínimo 20% dos custos em cada pasta e o diálogo com a população para definição do plano de retomada das atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Sem ter realizado o processo de transição de governo, conforme prevê a lei, o prefeito só tomou conhecimento da situação da cidade ao tomar posse. Ele ressalta ter se deparado com o caixa vazio e dívidas que comprometiam o orçamento municipal, além da desorganização nas secretarias e falta de atenção à saúde e direitos básicos da população.

“Apesar de um cenário caótico e de abandono, conseguimos, neste primeiro mês de gestão, voltar a nossa administração para os sapeenses. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para honrar o povo em nossas ações, enxugando a máquina pública, no diálogo, na tomada de cada decisão que contribuísse para o desenvolvimento de Sapé”, pontuou.

Ainda conforme o prefeito, os aprovados no concurso municipal, que não foram ouvidos pela gestão anterior, também foram recebidos com atenção em reunião que firmou o compromisso pelo chamamento de todos, conforme a condição fiscal da cidade. Ele também se reuniu com sindicato de servidores para ouvir as indagações, visitou o hospital municipal e analisou as intervenções que serão prioritários, e ainda criou o comitê de combate à covid-19 em Sapé.

Também foi implementado o sistema digital para agilizar o atendimento, reduzir gastos e diminuir a utilização de papel. De acordo com o gestor, essa foi mais uma medida para o enxugamento da máquina pública.

Há menos de 30 dias que as secretarias receberam novos titulares, o gestor também destaca as ações desenvolvidas em diversos setores.  “Pedi que todos os auxiliares fizessem diagnóstico da pasta, relatando as dificuldades para que, juntos, traçássemos um planejamento para a tomada de ações”, relembrou Major Sidnei.

Balanço das Secretarias – Na Saúde, foi ativado o centro de atendimento aos pacientes com covid-19, além do início da imunização dos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus. Na Educação, foram firmadas parcerias para o desenvolvimento dos estudantes da rede de Sapé e criado o plano para retomada das aulas neste ano letivo.

Na Secretaria de Finanças, uma das áreas mais prejudicadas pela gestão anterior, foi feita a redução dos gastos, já que a situação orçamentária do município se encontrava em desequilíbrio, devido ao bloqueio de R$1 milhão do primeiro decêndio do mês da cota do Fundo de Participação dos Municípios(FPM), além do bloqueio integral do segundo decêndio, causados, respectivamente, pela falta de pagamentos de contribuições previdenciárias obrigatórias e das parcelas do Programa de Integração Social (PIS/PASEP) nos meses de Outubro/Novembro/Dezembro. Entre as ações adotadas, a pasta não preencheu nenhum cargo comissionado da estrutura da secretaria e estruturou o pagamento via pix para diminuir consideravelmente os custos das transações bancárias.

A Procuradoria Geral do Município reduziu em 50% o número de cargos comissionados e adotou medidas para otimizar a representação do município em juízo. Já na pasta de Planejamento, foi feita a negociação para abertura do Ponto de Atendimento do Sebrae (PAS), além da reestruturação do quadro funcional.

Entre as ações da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestutura, se destaca a implantação do sistema informatizado do cadastro imobiliário no setor de fiscalização de obras, que irá agilizar os trâmites processuais dentro da Secretaria e facilitar o processo também para o cidadão.  A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTrans) realizou estudo técnico de todas as vias da cidade e realocou a feira para a Avenida Rio Branco, uma medida feita em conjunto com a Secretaria de Agricultura, que por sua vez, iniciou o cadastramento dos agricultores do município, firmou parceria com Ecitmoap e 50 estagiários do curso de Agro Negócio e ‘Associação Amigos de Boqueirão’ e fez um mutirão para limpeza do Matadouro Público de Sapé.

Na Secretaria de Desenvolvimento Social vem sendo realizado o mapeamento dos beneficiários dos programas, houve a redução de gastos, foi realizado o estudo social das famílias beneficiarias do auxilio aluguel e realizada a distribuição de alimentos com datas próximo ao vencimento, além de realizado o planejamento dos próximos passos que serão dados na área social no município.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support