Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 9:20h

Início Prefeitura de Sapé busca parceria com o Estado para fortalecer ações ambientais e promover desenvolvimento sustentável

Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Sapé participou de uma reunião com a secretária de Meio Ambiente do Estado, Rafaela Camaraense. Durante a reunião, diversas pautas relevantes foram discutidas, visando a busca por soluções sustentáveis e o fortalecimento das ações ambientais locais. Uma das principais discussões da […]

11/07/2023 8h57 Atualizado há 10 meses atrás

Uma das principais discussões da pauta foi a criação de uma parceria entre a Prefeitura de Sapé e o Estado para a prestação e disponibilização de um curso de capacitação voltado ao setor ambiental do município. O objetivo desse curso é proporcionar conhecimento e aprimoramento aos profissionais envolvidos nas áreas de fiscalização, licenciamento e gestão ambiental, contribuindo para a melhoria dos processos e a eficiência das ações ambientais desenvolvidas em Sapé.

Outra demanda apresentada durante a reunião foi a necessidade de um curso de capacitação direcionado aos podadores da cidade. Esse curso terá como foco a orientação e o aprimoramento do trabalho de manutenção das espécies arbóreas, visando a realização de podas adequadas e sustentáveis, que promovam a saúde e a preservação das árvores.

Além disso, foi reforçada a importância da parceria entre a Prefeitura e o Estado para a implantação da coleta seletiva em Sapé. A iniciativa busca promover a separação correta dos resíduos sólidos e incentivar a reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de uma economia circular. Nesse contexto, também foi discutido o apoio e auxílio aos catadores de reciclagem do município, com o intuito de fortalecer essa atividade e promover inclusão social.

Outro ponto de destaque foi o projeto de recuperação da mata ciliar da Barragem São Salvador. A preservação desse importante ecossistema não apenas beneficia Sapé, mas também outros municípios da região. A proteção da mata ciliar contribui para a conservação dos recursos hídricos, a proteção da biodiversidade e a prevenção de desastres ambientais.

Durante a reunião, a secretária Rafaela Camaraense reafirmou o compromisso do estado com o município de Sapé e solicitou o empenho da equipe da Prefeitura para participar do Orçamento Democrático Estadual. Essa participação é essencial para levar pautas importantes, especialmente aquelas relacionadas à área ambiental, visando garantir o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade local.

“Estamos comprometidos em buscar soluções sustentáveis e eficazes para os desafios ambientais que enfrentamos em Sapé”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente de Sapé, Josivaldo Soares. “Essa reunião produtiva foi uma excelente oportunidade para discutir iniciativas importantes e fortalecer nossa parceria com o estado. Seguiremos empenhados em promover a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população sapeense”, concluiu.

Durante a reunião, também foi feita a solicitação da limpeza do Lago Encantado do Memorial Augusto dos Anjos, um importante patrimônio histórico e turístico da cidade. A Prefeitura encaminhará essa demanda para as devidas providências, visando a conservação deste local que tem valor natural e cultural.

A Prefeitura de Sapé reforça seu compromisso com a promoção de ações que visem a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. Sendo esses passos importantes para alcançar um futuro mais sustentável para a cidade de Sapé.

O encontro contou com a presença da secretária de Meio Ambiente de Sobrado, do ex-vereador Paulinho da Usina e do engenheiro ambiental e segurança do trabalho, Ramon Gomes, além do responsável executivo da pasta de Meio Ambiente de Sapé, Josivaldo Soares.