Portal atualizado em: 23 de abril de 2024 às 12:50h

Prefeitura de Sapé conscientiza população sobre cuidados e direitos dos idosos

Início Prefeitura de Sapé conscientiza população sobre cuidados e direitos dos idosos

Prefeitura de Sapé conscientiza população sobre cuidados e direitos dos idosos

Mais de 60% dos casos de violência contra a pessoa idosa ocorrem nos lares, de acordo com dados divulgados pela pesquisadora da Fiocruz, Cecília Minayo. A Prefeitura de Sapé ressalta nesta terça-feira (15), Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, o dever de todos de respeitar a legislação para a proteção e […]

15/06/2021 8h19 Atualizado há 3 anos atrás

Mais de 60% dos casos de violência contra a pessoa idosa ocorrem nos lares, de acordo com dados divulgados pela pesquisadora da Fiocruz, Cecília Minayo. A Prefeitura de Sapé ressalta nesta terça-feira (15), Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, o dever de todos de respeitar a legislação para a proteção e garantia de direitos desses indivíduos.

Em alusão à data, e também ao Junho Violeta, mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social prestará informações à população nessa terça-feira. Será instalada uma tenda na Praça João Pessoa, no Centro de Sapé, com trabalhadores dos órgãos de assistência do município, além de membros de outras entidades como Polícia Militar (PM), Ministério Público e instituições religiosas.

O grupo irá reforçar a conscientização, os cuidados que os responsáveis e familiares devem adotar com a pessoa idosa e também quais sinais podem ser identificados em situações de abuso. Titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro explica que em Sapé os núcleos de assistência prestam apoio à pessoas idosas, mas em caso de denúncia, é preciso que haja mobilização e vigilância da população para ajudar a identificar possíveis ocorrências.

“Existem muitas situações que são consideradas maus-tratos, violência contra o idoso, mas não são verificadas porque quem está por perto não consegue identificar, não sabe que se trata de algo abusivo. Essa campanha é justamente para trazer as informações para que todos estejam cientes das mais variadas formas de abuso, podendo denunciar e ajudar a proteger as pessoas da terceira idade”, disse.

Maus-tratos – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência contra o idoso pode ser o ato (único ou repetido) ou omissão que cause dano ou aflição em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança. Entre os tipos de violência que o idoso pode sofrer, estão a interpessoal (causada por família, comunidade), institucional (órgãos e entidades de saúde e amparo) e simbólica, como desprezo. Os abusos também podem ser de natureza física, psicológica, sexual, econômico-financeira-patrimonial e negligência.