Portal atualizado em: 21 de janeiro de 2022 às 18:24h

Prefeitura de Sapé desmente fake news sobre cobrança da taxa de lixo

Início Prefeitura de Sapé desmente fake news sobre cobrança da taxa de lixo

A Prefeitura de Sapé desmentiu informações falsas sobre a cobrança de taxa de coleta de lixo no município. O procurador do município de Sapé, Aderbal Villar, esclareceu nesta quarta-feira (22) que o novo código tributário apenas regulamenta o que já era executado na cidade e adiciona agora uma base de cálculo para o valor que antes era recolhido sem qualquer norma.

Villar ressaltou que a oposição tem espalhado notícias falsas sobre o projeto de lei, relatando até que o valor será cobrado mensalmente, o que se trata de mais uma fake news, já que continuará sendo uma vez ao ano.

“Não criamos nenhuma taxa adicional, não aumentamos valores de forma indiscriminada. Agora a tarifa terá uma base legal e uma base de cálculo, o que não havia antes e fazia com que a cobrança fosse muitas vezes desproporcional”, detalha.

Conforme o procurador, a nova regulamentação implementa uma medida mais justa, de modo que aqueles que geram mais lixo pagam mais, e os que geram menos, pagarão menos.

“Vimos muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, de baixa renda, pagando valores altos dessa cobrança. Essa medida vai beneficiar essa parcela da comunidade e vai ser mais equilibrada com quem utiliza mais do serviço, como empresas”, explica.

Ainda de acordo com o auxiliar, as ações foram criadas pelas gestões anteriores. As taxas de iluminação e de lixo foram instituídas em 2010, por Luizinho e Zé Feliciano e desde então vêm sendo cobradas à população.